26/09/2025 até 28/11/2025
15/09/2025 até 28/11/2025
37:00 Horas
Departamento de Educação e Humanidades
Éder Da Silveira
Presencial
- Identificar elementos do discurso fílmico. - Identificar os usos do cinema pelos historiadores. - Identificar as principais representações do cientista e das ideias científicas no cinema. - Analisar as problematizações oferecidas pelo cinema das ideias, realizações e movimentos científicos que marcaram a história do século XX. - Relacionar as representações da ciência no cinema com as vivências e experiências profissionais dos alunos e alunas.
O cinema é parte de um desenvolvimento técnico próprio do século XIX, com o crescente domínio e manipulação de imagens em movimento. Desde os pioneiros estudos de Eadweard Muybridge e Étienne-Jules Marey ao cinema narrativo de Alice Guy-Blaché e Georges Meliès, percebemos um rápido desenvolvimento de uma técnica e uma linguagem. Originalmente pensado como um artefato científico, usado para estudos de medicina e antropologia, logo o cinema passou a ser a arte do século XX. Estes são alguns elementos da pré-história e da História do cinema. Como sói acontecer com linguagens artísticas, ele tem uma história e um desenvolvimento próprios, muito bem registrados, seja pelos seus artífices, seja pelos seus primeiros críticos. Surgido no final do século XIX, até a década de 1970 o cinema não era visto pelo historiador como um documento capaz de lastrear uma pesquisa histórica. Mesmo que existam publicações específicas sobre cinema desde os seus primórdios e mesmo que a crítica cinematográfica seja atuante e influente desde então, somente a partir da década de 1970 os historiadores passarão a pensar a história do século XX a partir do cinema. Um exemplo importante é Marc Ferro, historiador francês, autor de uma vasta obra sobre história contemporânea, dedicando-se ao estudo da história do socialismo, do colonialismo e do ensino de história. Em 1971, ele publica “O filme: Uma contra-análise da sociedade?”, um dos artigos mais influentes de sua carreira, considerado o marco inicial do uso do cinema como objeto de análise da história. No presente curso, usaremos o cinema como um instrumento para pensar o desenvolvimento da ciência ao longo do século XX, as diferentes representações do cientista e as críticas às ideias sobre a ciência que marcaram o século XX e XXI.
A metodologia do curso consiste em: - Disponibilização prévia de material sobre os filmes, movimentos cinematográficos e contexto histórico antes das sessões. - Exibição dos filmes. - Discussão sobre os filmes, seus temas e contextos históricos.
Gratuita, via SIUR/UFCSPA.
Objetivo 4. Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos.
Não.
Público Interno, Público Externo, Docente, Discente, Técnico Administrativo da Instituição.
Data | Hora Início | Hora Fim | Atividade | Sala | Ministrante |
---|---|---|---|---|---|
26/09/2025 | 14:00 | 18:00 | Frankestein de Mary Shelley | Anfiteatro Cyrne Lima: Prédio 3 |
Éder Da Silveira
|
27/09/2025 | 08:00 | 17:00 | Leitura do material bibliográfico. | Moodle |
Sem ministrante
|
03/10/2025 | 14:00 | 18:00 | O Gabinete do Doutor Caligari | Anfiteatro Cyrne Lima: Prédio 3 |
Éder Da Silveira
|
10/10/2025 | 14:00 | 18:00 | Les yeux sans visage (Olhos sem rosto) | Anfiteatro Cyrne Lima: Prédio 3 |
Éder Da Silveira
|
31/10/2025 | 14:00 | 18:00 | Dr. Fantástico | Anfiteatro Cyrne Lima: Prédio 3 |
Éder Da Silveira
|
07/11/2025 | 14:00 | 18:00 | Meu tio da América | Anfiteatro Cyrne Lima: Prédio 3 |
Éder Da Silveira
|
14/11/2025 | 14:00 | 18:00 | E a vida continua | Auditório Moacyr Scliar - Prédio 2 |
Tarsila Vieceli
Éder Da Silveira
|
28/11/2025 | 14:00 | 18:00 | Nostalgia da luz | Anfiteatro Cyrne Lima: Prédio 3 |
Éder Da Silveira
|