Síndrome de Burnout para Educadores após o Desastre das Enchentes de maio de 2024

Ofertas de Atividades
Período de Duração

24/07/2025 até 24/07/2025

Período de Inscrições

11/07/2025 até 24/07/2025

Duração

4:00 Horas

Promovido por

Mestrado- PPG em Psicologia e Saúde

Curso de Psicologia

Coordenação

Sheila Gonçalves Câmara

Modo da Atividade

Presencial


INTRODUÇÃO

Em maio de 2024, o estado do Rio Grande do Sul (RS) viveu a maior catástrofe climática de sua história, em função de enchentes. Em Porto Alegre, o Guaíba, lago que cerca a capital do RS, alagou a cidade. Escolas de diversas áreas de Porto Alegre foram fortemente afetadas direta e indiretamente. Os professores, nesse contexto, também foram afetados e lidam com alunos que sofreram diversos danos e desenvolveram respostas traumáticas a eventos climáticos dessa natureza. Essa situação, juntamente com as dificuldades que os professores do ensino básico, na rede pública, afetam sua saúde, o que repercute em seu desempenho profissional e, consequentemente, na qualidade do ensino-aprendizagem. Tais aspectos são condizentes com o desenvolvimento da Síndrome de Burnout no contexto educacional. A prevenção dessa síndrome envolve sua identificação, estratégias de autocuidado e apoio social, entre outros. Os professores, bem como a comunidade escolar, como um todo, ao serem capacitados no sentido de lidar com esse agravo, comum na categoria de professores, poderão amenizar o estabelecimento dessa síndrome entre os docentes e, assim, melhorar a relação com os alunos.

OBJETIVOS

- Capacitar a comunidade escolar do Colégio Estadual Carlos Fagundes de Mello para o reconhecimento da Síndrome de Burnout entre os docentes, de acordo com suas manifestações, e para estratégias de prevenção da síndrome. - Sensibilizar os professores, e toda a comunidade escolar, para a identificação das manifestações psicossociais dos envolvidos após a catástrofe das enchentes de meio de 2024. - Auxiliar a comunidade escolar a acolher e lidar com as repercussões psicossociais das enchentes no contexto escolar, especialmente na comunidade na qual está situada a escola, que é afetada, de forma recorrente, a inundações. - Contribuir para uma melhor qualidade de vida na comunidade escolar do Colégio Estadual Carlos Fagundes de Mello mediante a capacitação sobre a Síndrome de Burnout. - Contribuir para a inserção social do PPG Psicologia e Saúde.

ODS DA AGENDA 2030 DA ONU

Esta proposta está alinhada com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 3 (ODS 3), que visa assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar.

INTERNACIONALIZAÇÃO DA UFCSPA

Não. Está relacionada à inserção social.

PÚBLICO-ALVO

Público Externo.

Programação da Atividade

Data Hora Início Hora Fim Atividade Sala Ministrante
24/07/2025 08:00 12:00 Capacitação em Síndrome de Burnout para Educadores Auditório do Colégio Estadual Carlos Fagundes de Mello
Bru Segobia Lima Cibils Becker
Leticia Bolzan Da Silveira
Maria Eduarda Da Luz Salvamoura
Sheila Gonçalves Câmara

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