24/07/2025 até 24/07/2025
11/07/2025 até 24/07/2025
4:00 Horas
Mestrado- PPG em Psicologia e Saúde
Curso de Psicologia
Sheila Gonçalves Câmara
Presencial
Em maio de 2024, o estado do Rio Grande do Sul (RS) viveu a maior catástrofe climática de sua história, em função de enchentes. Em Porto Alegre, o Guaíba, lago que cerca a capital do RS, alagou a cidade. Escolas de diversas áreas de Porto Alegre foram fortemente afetadas direta e indiretamente. Os professores, nesse contexto, também foram afetados e lidam com alunos que sofreram diversos danos e desenvolveram respostas traumáticas a eventos climáticos dessa natureza. Essa situação, juntamente com as dificuldades que os professores do ensino básico, na rede pública, afetam sua saúde, o que repercute em seu desempenho profissional e, consequentemente, na qualidade do ensino-aprendizagem. Tais aspectos são condizentes com o desenvolvimento da Síndrome de Burnout no contexto educacional. A prevenção dessa síndrome envolve sua identificação, estratégias de autocuidado e apoio social, entre outros. Os professores, bem como a comunidade escolar, como um todo, ao serem capacitados no sentido de lidar com esse agravo, comum na categoria de professores, poderão amenizar o estabelecimento dessa síndrome entre os docentes e, assim, melhorar a relação com os alunos.
- Capacitar a comunidade escolar do Colégio Estadual Carlos Fagundes de Mello para o reconhecimento da Síndrome de Burnout entre os docentes, de acordo com suas manifestações, e para estratégias de prevenção da síndrome. - Sensibilizar os professores, e toda a comunidade escolar, para a identificação das manifestações psicossociais dos envolvidos após a catástrofe das enchentes de meio de 2024. - Auxiliar a comunidade escolar a acolher e lidar com as repercussões psicossociais das enchentes no contexto escolar, especialmente na comunidade na qual está situada a escola, que é afetada, de forma recorrente, a inundações. - Contribuir para uma melhor qualidade de vida na comunidade escolar do Colégio Estadual Carlos Fagundes de Mello mediante a capacitação sobre a Síndrome de Burnout. - Contribuir para a inserção social do PPG Psicologia e Saúde.
Esta proposta está alinhada com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 3 (ODS 3), que visa assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar.
Não. Está relacionada à inserção social.
Público Externo.
Data | Hora Início | Hora Fim | Atividade | Sala | Ministrante |
---|---|---|---|---|---|
24/07/2025 | 08:00 | 12:00 | Capacitação em Síndrome de Burnout para Educadores | Auditório do Colégio Estadual Carlos Fagundes de Mello |
Bru Segobia Lima Cibils Becker
Leticia Bolzan Da Silveira
Maria Eduarda Da Luz Salvamoura
Sheila Gonçalves Câmara
|