28/04/2025 até 26/05/2025
28/03/2025 até 26/05/2025
13:30 Horas
Escritório de Inrternacionalização
Ana Luiza Pires De Freitas
Distância
Ao final deste curso os estudantes estarão aptos a: utilizar o inglês para expressar ideias e opiniões sobre uma variedade selecionada de temas, demonstrando uma comunicação mais efetiva e aumento da confiança em situações de conversações; compreender e discutir materiais em inglês de diferentes gêneros, desenvolvendo habilidades de análise crítica e interpretação; aplicar estratégias eficazes de preparação para discussões, incluindo a identificação de ideias-chave e o desenvolvimento de questões para explorar durante os encontros; participar ativamente em discussões em grupo, melhorando a capacidade de ouvir ativamente e responder de maneira construtiva às ideias dos outros, fomentando um ambiente colaborativo de aprendizado; ampliar o vocabulário em inglês, focando no enriquecimento lexical específico aos temas abordados durante os encontros, facilitando a expressão de conceitos e ideias de forma mais precisa. ATIVIDADE DESTINADA A PARTICIPANTES A PARTIR DO NÏVEL A2 (PRÉ-INTERMEDIÁRIO)
A atividade se justifica pela necessidade de desenvolvimento de competência linguística-interativa na comunidade acadêmica para garantir interações bem sucedidas através da língua inglesa.
O curso é online síncrono, com tarefas que também integram carga horária a serem executadas entre os encontros. A cada semana será realizada a seleção do tópico a ser discutido no encontro virtual síncrono seguinte, essa escolha será baseada em sugestões e votações dos participantes juntamente com a professora mediadora, garantindo que as sessões reflitam os interesses e as necessidades do grupo. O objetivo é proporcionar um espaço dinâmico e inclusivo para a prática do inglês, estimulando a troca de ideias, a discussão crítica e a interação intercultural. A metodologia enfatiza a preparação e a participação ativa dos participantes, baseada na análise e discussão de materiais selecionados para cada encontro. Antes das sessões, após as sugestões e votações, um material será disponibilizado para que todos possam se preparar assíncronamente. As atividades serão diversificadas, incluindo, mas não limitadas a, discussões em grupo, análise conjunta, apresentações individuais ou em grupo sobre o material em questão, e atividades criativas relacionadas à interpretação dos textos ou obras apresentadas.
As vagas se destinam exclusivamente à comunidade interna da UFCSPA com inscrições (até 17/04 ao meio-dia), divulgadas no site institucional e nas redes sociais atreladas à UFCSPA. Os inscritos constarão como 'em lista de espera' por metodologia de inscrição, não por a turma estar lotada necessariamente, uma vez que adotamos o sistema de sorteio de inscritos com prioridade aos docentes. Assim, caso os solicitantes de vaga ultrapassem o número de assentos disponível (15), será procedido sorteio através do aplicativo "Google Sorteios". O resultado será divulgado via site institucional em 22/04. Participantes selecionados que não compareçam ao primeiro encontro e não se comuniquem com o IsF com antecedência cederão automaticamente a vaga a outro inscrito.
Objetivo 4: Educação de Qualidade - Metas 4.3, 4,.4 e 4.7
Sim, ao promover a competência linguística em língua inglesa necessária para a viabilizar a comunicação entre comunidades acadêmicas e, com isso, o contato com o avanço das pesquisas no campo das ciências da saúde, bem como ao fomentar o atingimento de avanços nos rankings de internacionalização.
Público Interno, Docente, Discente, Técnico Administrativo da Instituição.
Data | Hora Início | Hora Fim | Atividade | Sala | Ministrante |
---|---|---|---|---|---|
28/04/2025 | 13:00 | 14:30 | Encontro 1: Apresentações pessoais. Discussão sobre o plano de ensino. Introdução aos objetivos e metodologia do curso. Definição do processo de seleção de temas. | Google Meet |
Fernanda Correa Soldatelli
|
05/05/2025 | 11:00 | 12:30 | HOMEWORK: Atividade ASSÍNCRONA: Leitura de um texto sugerido e votado pelo grupo dentro da temática também sugerida e votada. Realização de tarefa de preparação para discussão ou atividade (individual ou em grupo) para o encontro síncrono seguinte. | Assíncrono |
Fernanda Correa Soldatelli
|
05/05/2025 | 13:00 | 14:30 | Encontro 2: Atividade de discussão sobre o texto previamente fornecido. Abordagem pode variar: debate, discussão em grande grupo, discussão em duplas, apresentação individual. | Google Meet |
Fernanda Correa Soldatelli
|
12/05/2025 | 11:00 | 12:30 | Atividade ASSÍNCRONA: Leitura de um novo texto (verbal ou não-verbal) escolhido pelo grupo. Preparação de análise crítica ou apresentação sobre o material para discussão no próximo encontro. | Assíncrono |
Fernanda Correa Soldatelli
|
12/05/2025 | 13:00 | 14:30 | Encontro 3: Continuação das atividades de discussão com metodologia variada conforme escolha do grupo. Introdução e exploração de novos temas selecionados para discussão. | Google Meet |
Fernanda Correa Soldatelli
|
19/05/2025 | 11:00 | 12:30 | Atividade ASSÍNCRONA: Escolha e preparação baseada em novo material (texto, vídeo, obra de arte) relacionado ao tema votado para o próximo encontro. Preparação de pontos-chave para discussão ou atividades relacionadas. | Assíncrono |
Fernanda Correa Soldatelli
|
19/05/2025 | 13:00 | 14:30 | Encontro 4: Discussões temáticas baseadas nos materiais selecionados. Atividades podem incluir análise conjunta, simulações, debates, entre outras metodologias interativas. | Google Meet |
Fernanda Correa Soldatelli
|
26/05/2025 | 11:00 | 12:30 | Atividade ASSÍNCRONA: Preparação para o último encontro: reflexão individual sobre os temas discutidos, o que mais impactou o aprendizado e sugestões para o feedback final. | Assíncrono |
Fernanda Correa Soldatelli
|
26/05/2025 | 13:00 | 14:30 | Encontro 5: Sessão de feedback, reflexões individuais e discussão coletiva sobre aprendizados. | Google Meet |
Fernanda Correa Soldatelli
|