31/03/2025 até 11/08/2025
01/04/2025 até 05/04/2025
30:00 Horas
Departamento de Clínica Médica
Curso de Medicina
Liga de Cardiologia
Curso de Medicina
Gustavo Glotz De Lima
Distância
A produção de conhecimento científico é essencial para o progresso da Medicina, pois permite o aprofundamento de conceitos, a validação de práticas e a evolução constante dos cuidados de saúde. Dentro desse contexto, a revisão sistemática se destaca como uma das ferramentas mais importantes para consolidar e sintetizar as evidências disponíveis em um determinado campo de estudo. Ao reunir, de forma rigorosa e crítica, os achados mais relevantes da literatura científica, esse tipo de pesquisa proporciona uma base sólida para tomadas de decisão clínicas, desenvolvimento de novas abordagens terapêuticas e formulação de políticas públicas de saúde. No entanto, a escrita de uma revisão sistemática demanda habilidades específicas, como a capacidade de realizar uma busca abrangente, análise crítica e síntese de dados de maneira imparcial. Essas competências são fundamentais para qualquer estudante de Medicina, independentemente do semestre em que se encontra, pois representam um passo crucial no desenvolvimento de uma carreira científica sólida e na contribuição para o avanço da Medicina como um todo. Capacitar os estudantes para que se tornem proficientes nesse processo não só aumenta sua compreensão sobre a produção de conhecimento, mas também os prepara para um envolvimento mais ativo e qualificado em projetos de pesquisa, além de contribuir para seu crescimento científico contínuo. Neste contexto, programou-se uma série de aulas que buscaram dar aos participantes o conhecimento e o mecanismo necessário para a análise e escrita de revisões sistemáticas. As aulas, que serão ministradas via Google Meet - em um link a ser disponibilizado aos inscritos -, de forma remota, serão conduzidas por ligantes da própria liga, garantindo uma abordagem prática e voltada para a experiência dos alunos.
A proposta tem como objetivo fornecer aos participantes a formação necessária para escrever revisões sistemáticas de forma eficiente e qualificada. As aulas serão ministradas via Google Meet, de forma remota, e conduzidas por ligantes da própria liga, garantindo uma abordagem prática e voltada para a experiência dos alunos. Por meio de capacitações semanais, será possível aprofundar o conhecimento dos participantes sobre todas as etapas envolvidas na escrita científica, começando pela formulação da pergunta de pesquisa até a análise e interpretação dos resultados encontrados na literatura. Além disso, busca-se estimular o desenvolvimento de habilidades cruciais para quem deseja contribuir para o avanço da Medicina, como a pesquisa rigorosa e a análise crítica dos dados. A atividade também tem como propósito ampliar as competências dos alunos no que diz respeito à organização e redação de materiais científicos, capacitando-os para que se tornem mais autônomos em suas futuras produções acadêmicas e, assim, possam contribuir de forma significativa para a comunidade científica.
A proposta está diretamente vinculada ao ODS 4 da Agenda 2030 da ONU, que tem como objetivo garantir uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade, promovendo oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. Ao oferecer capacitação contínua sobre a escrita científica, a atividade contribui não apenas para o crescimento acadêmico dos alunos, mas também para sua formação como cidadãos mais informados e capacitados. O desenvolvimento de habilidades específicas, como a realização de revisões sistemáticas, prepara os participantes a se envolverem em discussões científicas de alta relevância e para colaborarem com pesquisas que possam gerar impacto real na sociedade, especialmente na saúde pública. Dessa forma, a formação promovida pela liga vai além do ambiente acadêmico, ampliando as perspectivas dos alunos e fortalecendo a contribuição deles para o avanço do conhecimento médico e para a melhoria dos cuidados de saúde em nível global.
A proposta está, indiretamente, relacionada à internacionalização da UFCSPA, uma vez que o desenvolvimento de revisões sistemáticas de qualidade exige não apenas um domínio técnico da metodologia, mas também uma análise crítica das melhores práticas científicas. Isso envolve, necessariamente, o acesso e a integração de publicações internacionais, além da troca de conhecimentos com fontes globais. Ao capacitar os alunos para que possam produzir revisões sistemáticas eficazes e publicá-las em revistas científicas de alto impacto, a liga contribui para o fortalecimento da visibilidade internacional da universidade. A revisão sistemática, como metodologia amplamente reconhecida no cenário acadêmico global, é uma ferramenta que vai ao encontro da imagem da UFCSPA como uma instituição comprometida com a formação de profissionais capazes de atuar de forma competitiva em um contexto científico internacional. .
Público Interno, Docente, Discente, Técnico Administrativo da Instituição.