03/02/2025 até 21/02/2025
10/01/2025 até 21/02/2025
27:00 Horas
Vice-Reitoria
Escritório de Inrternacionalização
Idiomas Sem Fronteiras
Ana Luiza Pires De Freitas
Distância
Esta atividade tem foco em fomentar a prática de estratégias de leitura e interpretação textual em literatura acadêmica no campo das ciências da saúde. O curso objetiva desenvolver as competências específicas aferidas na prova de proficiência de língua inglesa ofertada pela universidade aos acadêmicos dos Programas de Pós-Graduação UFCSPA. INSCRIÇÕES E OBTENÇÃO DE VAGA: As inscrições poderão ser feitas via SIUR até 30/01/25 ao meio-dia e divulgadas no site institucional e redes socais atreladas à UFCSPA. Serão disponibilizadas 20 vagas com prioridade para pós-graduandos inscritos para prestar a prova de proficiência de língua inglesa em fevereiro de 2025. Caso o número de inscritos ultrapasse o número de vagas disponíveis, será procedido sorteio através do aplicativo "Google Sorteios". Assim, o solicitante de vaga constatará a disponibilidade '0' (Zero) no portal, tratando-se de procedimento padrão para que o processo de inscrição não se restrinja à 'ordem de chegada'. O resultado será divulgado via site institucional em 31/01/25. Participantes selecionados que não compareçam ao primeiro encontro cederão automaticamente a vaga a outro inscrito.
A atividade se justifica pela necessidade de desenvolvimento de letramento e competência de leitura para o sucesso das interações acadêmicas referentes ao contato com literatura do campo da saúde, assim como para dar suporte aos pós-graduandos com o instrumento avaliativo que cumpre um requisito legal estabelecido pela CAPES para programas de pós-graduação brasileiros.
Aulas online síncronas com realização de atividades assíncronas entre os encontros. (A modalidade de assistência de aulas no modo assíncrono não será permitida portanto.)
As vagas se destinam prioritariamente aos alunos dos PPGS UFCSPA inscritos para realizar a prova de proficiência em fevereiro de 2025. As inscrições serão feitas via SIUR e divulgadas no site institucional e nas redes socais atreladas à UFCSPA. Se necessário, caso os participantes inscritos ultrapassem o número de vagas disponíveis, será procedido sorteio através do aplicativo "Google Sorteios". O resultado será divulgado via site institucional em data a ser divulgada na chamada de divulgação
A atividade está vinculada ao seguinte ODS: - Objetivo 4: Educação de Qualidade - Metas 4.3, 4,.4 e 4.7
Ao promover a competência linguística em língua inglesa necessária para a viabilizar a leitura e, com isso, o contato com o avanço das pesquisas no campo das ciências da saúde, bem como com o mundo do trabalho internacionalizado através do desenvolvimento do letramento estratégico, esta proposta está relacionada à internacionalização da UFCSPA.
Público Interno, Discente.
Data | Hora Início | Hora Fim | Atividade | Sala | Ministrante |
---|---|---|---|---|---|
03/02/2025 | 18:30 | 20:00 | AULA 1: Apresentações pessoais e apresentação do plano de ensino + Tipos de prova de proficiências + Leitura da Instrução Normativa e dos critérios oficiais da prova + Visão geral da prova + Reflexão sobre práticas de leitura em contexto acadêmico | Google Meet |
Fernanda Correa Soldatelli
|
03/02/2025 | 18:30 | 20:00 | Atividade ASSÍNCRONA 1: Construção de um glossário | MOODLE |
Fernanda Correa Soldatelli
|
05/02/2025 | 18:30 | 20:00 | AULA 2: Estratégias de leitura - Parte I + Resolução das questões 2 a 8 da prova 2022 | Google Meet |
Fernanda Correa Soldatelli
|
05/02/2025 | 18:30 | 20:00 | Atividade ASSÍNCRONA 2: Resolução das questões 9 a 12 da prova 2022 | MOODLE |
Fernanda Correa Soldatelli
|
07/02/2025 | 18:30 | 20:00 | AULA 3: Resolução das questões 9 a 12 da prova 2022 + Estratégias de leitura - Parte II | Google Meet |
Fernanda Correa Soldatelli
|
07/02/2025 | 18:30 | 20:00 | Atividade ASSÍNCRONA 3: Elaboração de um mapa mental das estratégias de leitura | MOODLE |
Fernanda Correa Soldatelli
|
10/02/2025 | 18:30 | 20:00 | AULA 4: Apresentação dos mapas mentais + Exercícios de revisão das estratégias de leitura | Google Meet |
Fernanda Correa Soldatelli
|
10/02/2025 | 18:30 | 20:00 | Atividade ASSÍNCRONA 4: Resolução da questão 1 (dissertativa) da prova 2022 | MOODLE |
Fernanda Correa Soldatelli
|
12/02/2025 | 18:30 | 20:00 | AULA 5: Discussão sobre questões dissertativas + Paráfrase + Feedback do grupo sobre a questão 1 (dissertativa) da prova 2022 | Google Meet |
Fernanda Correa Soldatelli
|
12/02/2025 | 18:30 | 20:00 | Atividade ASSÍNCRONA 5: Simulado da prova 2023 | MOODLE |
Fernanda Correa Soldatelli
|
14/02/2025 | 18:30 | 20:00 | AULA 6: Retomada das questões resolvidas da prova de 2023 | Google Meet |
Fernanda Correa Soldatelli
|
14/02/2025 | 18:30 | 20:00 | Atividade ASSÍNCRONA 6: Revisão da primeira questão dissertativa da prova de 2023 | MOODLE |
Fernanda Correa Soldatelli
|
17/02/2025 | 18:30 | 20:00 | AULA 7: Feedback sobre a primeira questão dissertativa da prova de 2023 | Google Meet |
Fernanda Correa Soldatelli
|
17/02/2025 | 18:30 | 20:00 | Atividade ASSÍNCRONA 7: Revisão da segunda questão dissertativa da prova de 2023 | MOODLE |
Fernanda Correa Soldatelli
|
19/02/2025 | 18:30 | 20:00 | AULA 8: Feedback sobre a segunda questão dissertativa da prova de 2023 | Google Meet |
Fernanda Correa Soldatelli
|
19/02/2025 | 18:30 | 20:00 | Atividade ASSÍNCRONA 8: Revisão geral | MOODLE |
Fernanda Correa Soldatelli
|
21/02/2025 | 18:30 | 20:00 | AULA 9: Revisão final e esclarecimento de dúvidas. | Google Meet |
Fernanda Correa Soldatelli
|
21/02/2025 | 18:30 | 20:00 | Atividade ASSÍNCRONA 9: Feedback do curso. | MOODLE |
Fernanda Correa Soldatelli
|