13/05/2024 até 16/05/2024
16/04/2024 até 16/05/2024
12:00 Horas
Programa de Pós-Graduação Ensino na Saúde
Alexandre Do Nascimento Almeida
Semipresencial
Oportunizar um espaço de reflexão e discussão sobre a saúde física e mental da população LGBTQIA+, colaborando para uma formação profissional sensível e atenta à não perpetuação de práticas estigmatizantes nos serviços de saúde.
Diante das barreiras encontradas por pessoas LGBTQIA+ no acesso aos serviços de saúde em todos os níveis de atenção e das fragilidades existentes na formação de profissionais da saúde de nível médio no que tange às questões de identidade de gênero e orientação sexual, faz-se fundamental a construção de espaços de diálogo sobre essa temática em cursos técnicos. Além disso, a presença de discentes LGBTQIA+ nesses cursos deve ser levada em consideração, entendendo ser fundamental, para o seu desenvolvimento profissional, a permanência nos cursos e o sentimento de pertencimento, o contato com atividades que dialoguem com a diversidade humana e suas especificidades em saúde. O curso possui potencial de impactar a formação de profissionais que reconheçam a diversidade humana e produzam cuidado em saúde com empatia e humanização, com foco especial na formação em nível médio. Adicionalmente, a proposta do curso é oferecer formação complementar nas temáticas de gênero e sexualidade, considerando a escassez de ações de ensino sobre esses temas em cursos técnicos de nível médio.
O curso prevê atividades presenciais (8h) e atividades na modalidade de educação a distância (EAD) assíncrona (4h). Todos os tópicos serão abordados inicialmente a partir de uma introdução com aula expositiva e dialogada. Serão ministradas 2 (duas) aulas presenciais, nas quais serão utilizados recursos como leituras individuais e em grupo, estudos de caso com análise teórico-reflexiva e problematização, e 1 (uma) aula remota assíncrona, em que serão disponibilizados materiais para leitura, vídeos e atividades com mediação do professor. De forma complementar, serão indicados textos e mídias disponíveis gratuitamente sobre a temática, como vídeos e podcasts.
Este curso tem como público-alvo restrito estudantes de qualquer curso técnico da Escola Técnica Cristo Redentor (ETCR), localizada na Av. Brasiliano Índio de Moraes, 772, Bairro Passo d’Areia – Porto Alegre/RS. A divulgação do curso será feita em murais da escola e nas redes sociais, com maior enfoque nos cursos da área da saúde (Técnico em Enfermagem, Técnico em Nutrição, Técnico em Análises Clínicas e Especializações Técnicas em Enfermagem). Os participantes deverão realizar cadastro no SIUR (siur.ufcspa.edu.br) para efetivar sua inscrição via sistema. Para obtenção de certificado, será considerada a presença a, no mínimo, 75% das atividades desenvolvidas. A presença será obtida a partir de lista de frequência assinada durante as atividades presenciais e do envio de devolutiva online na aula assíncrona (EAD).
Objetivo 3: Saúde e bem-estar Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todas e todos, em todas as idades Objetivo 4: Educação de qualidade Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos Objetivo 5: Igualdade de gênero Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas Objetivo 10: Redução das desigualdades Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles
Não.
Público Externo.
Data | Hora Início | Hora Fim | Atividade | Sala | Ministrante |
---|---|---|---|---|---|
13/05/2024 | 18:30 | 22:30 | Conceitos de gênero, sexo, sexualidade, identidades de gênero e orientações sexuais | Sala de aula da Escola Técnica Cristo Redentor (ETCR) |
Oscar De Souza Santos
|
14/05/2024 | 18:30 | 22:30 | Termos e conceitos; Legislação e Políticas Públicas: Portaria N° 1.820/09 do Ministério da Saúde (uso do nome social no âmbito do Sistema Único de Saúde) e Política Nacional de Saúde Integral de LGBT | Ambiente virtual de aprendizagem: Google Classroom (aula EAD assíncrona) |
Oscar De Souza Santos
|
16/05/2024 | 18:30 | 22:30 | Interseccionalidade gênero/orientação sexual/raça/classe social; Especificidades e demandas de saúde da população LGBTQIA+; Saúde Mental da População LGBTQIA+ e estresse de minoria | Sala de aula da Escola Técnica Cristo Redentor (ETCR) |
Oscar De Souza Santos
|