22/04/2024 até 15/07/2024
27/03/2024 até 15/07/2024
6:00 Horas
Departamento de Educação e Humanidades
Núcleo de Estudos Africanos, Afro-Brasileiros e Indígenas
Aline Aver Vanin
Presencial
Busca-se promover o debate acerca das relações étnico-raciais e dos estudos africanos e afro-brasileiros, qualificando a formação crítica e reflexiva da comunidade interna e externa por meio da promoção de ações para a consolidação de uma educação antirracista.
A literatura é uma porta de acesso e um disparador para reflexões atinentes a problemáticas da vida em sociedade. O presente projeto tem suas ações voltadas em específico às temáticas relacionadas aos estudos étnico-raciais, de história e cultura afro-brasileira e africana, por compreender que a formação social brasileira estrutura-se a partir da discriminação racial que se manifesta através do racismo como prática cotidiana, política e institucional, nas diferentes esferas sociais, dentre elas a universidade. Nesse sentido, as obras selecionadas para comporem os debates abordam problemas e desafios enfrentados pelos grupos historicamente minorizados no Brasil.
Serão promovidos encontros de discussão, presenciais tomando como ponto de partida obras literárias, mas não só: busca-se relacionar estas obras com outras de gêneros diversos, como música, filme, podcast, entre outros. Será considerado o envolvimento dos participantes na realização das leituras e na proposição de questões a partir delas. Ao final dos encontros, um formulário elaborado pelo Google Forms será disponibilizado aos participantes, via QR Code ou por e-mail, a fim de avaliar a efetividade das atividades, a metodologia dos encontros, a organização da ação, bem como o engajamento das envolvidas. Também será considerado o envolvimento dos participantes na realização das leituras e na proposição de questões a partir delas. Além disso, será disponibilizado aos participantes durante o semestre um formulário de avaliação da atividade, considerando como pontos avaliativos as leituras propostas, a metodologia dos encontros, e a organização da ação.
Os participantes devem inscrever-se por meio da plataforma SIUR, a fim de garantirem presença. Os certificados serão emitidos após o término do ciclo, e a quem tiver frequentado a, pelo menos, 75% dos encontros. A frequência será registrada por meio de lista de presenças a cada encontro.
ODS 4 - Educação de qualidade. ODS 16 - Paz, justiça e instituições eficazes.
Não.
Público Interno, Público Externo, Docente, Discente, Técnico Administrativo da Instituição.
Data | Hora Início | Hora Fim | Atividade | Sala | Ministrante |
---|---|---|---|---|---|
22/04/2024 | 17:00 | 18:30 | Debate sobre a obra "O avesso da pele", de Jeferson Tenório | 300B |
Sem ministrante
|
13/05/2024 | 17:00 | 18:30 | Debate sobre a obra "O olho mais azul", de Tony Morrison | 300B |
Sem ministrante
|
17/06/2024 | 17:00 | 18:30 | Debate sobre a obra "Torto Arado", de Itamar Vieira Jr. | 300B |
Sem ministrante
|
15/07/2024 | 17:00 | 18:30 | Debate sobre a obra "O crime do cais do Valongo", de Eliana Alves Cruz | 300B |
Sem ministrante
|