FORMAÇÃO EM PICS PARA PROFISSIONAIS DA SAÚDE DA APS - MÓDULO AURICULOTERAPIA

Ofertas de Atividades
Período de Duração

11/05/2024 até 29/06/2024

Período de Inscrições

19/04/2024 até 10/05/2024

Duração

12:00 Horas

Promovido por

PROGRAMA DE EXTENSÃO CUIDANDO DA FARMÁCIA CASEIRA

Coordenação

Kellen Cristhinia Borges De Souza

Modo da Atividade

Presencial


OBJETIVOS

Realizar Curso de Extensão de Formação em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) para profissionais da saúde da Atenção Primária, que atuam na Coordenadoria de Saúde Norte de Porto Alegre.

JUSTIFICATIVA DA ATIVIDADE

As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICs) são abordagens terapêuticas que consideram o indivíduo de forma integral integrando usuário e profissional da saúde, as práticas preventivas e o autocuidado, onde o paciente passa a ser um agente ativo no seu processo de bem-estar e cura. Porém, a oferta das mesmas apenas por serviços especializados, o conhecimento escasso por parte dos usuários, dos gestores municipais e dos profissionais de saúde são alguns dos fatores limitantes para ampliação das PICs, principalmente na Atenção Primária a Saúde (APS). As PICs são um fenômeno social, caracterizadas atualmente pelas suas inter-relações biológicas, sociais, culturais e econômicas. No Brasil, a formação em PICS é considerada um dos pontos críticos para a sua implantação, uma vez que poucos cursos de graduação em saúde oferecem disciplinas sobre PICs. Ter profissionais de saúde aptos para utilizar as PICS é um modo de valorizá-las e disponibilizá-las para toda a população. Neste sentido, a auriculoterapia (AT) é uma técnica da Medicina Tradicional Chinesa que trata das disfunções físicas, emocionais e mentais por meio de estímulos em pontos específicos da orelha, local onde há terminações nervosas correspondentes a determinados órgãos do corpo. A técnica consiste na estimulação com agulhas, sementes de mostarda, objetos metálicos ou magnéticos em pontos específicos da orelha para aliviar dores ou tratar diversos problemas físicos ou psicológicos. Por se tratar de um método não invasivo, de simples aplicação, com facilidade para acesso aos pontos auriculares, podendo ser aplicado por profissional de saúde capacitado a AT ganhou popularidade na APS, sendo incluída em diversas políticas de incentivo às PICs, se tornando ideal para reprodução no SUS, onde os recursos são limitados. Desta forma, este curso de extensão além de atender a demanda apresentada pela gestão da APS da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e dos profissionais de saúde que atuam na Coordenadoria de Saúde Norte de Porto Alegre, colabora para que diretrizes estabelecidas em políticas públicas sejam discutidas e implementadas na formação em PICs de profissionais de saúde que atuam na APS.

MÉTODO DE EXECUÇÃO

O Curso de Extensão: FORMAÇÃO EM PICS PARA PROFISSIONAIS DA SAÚDE DA APS, será organizado em 3 módulos de 12 horas, com encontros quinzenais, aos sábados, e que acontecerão no formato presencial na UFCSPA. Neste primeiro módulo será abordada a "Auriculoterapia", com atividades teóricas, teórico-práticas e práticas, buscando integração entre os participantes e participação ativa dos mesmos.

METODOLOGIA DA INSCRIÇÃO

A inscrição será realizada exclusivamente por profissionais da saúde, previamente cadastrados, e atuantes nos serviços de Atenção Primária em Saúde, da Coordenadoria de Saúde Norte vinculados ao Santa Casa de Misericórdia. Cada profissional da saúde realizará sua inscrição no link gerado pelo Siur, que será encaminhado pela Coordenação do Curso de Extensão

ODS DA AGENDA 2030 DA ONU

ODS 3 - Saúde e Bem estar

INTERNACIONALIZAÇÃO DA UFCSPA

Não

PÚBLICO-ALVO

Público Externo.

Programação da Atividade

Data Hora Início Hora Fim Atividade Sala Ministrante
11/05/2024 09:00 12:00 Contexto da Auriculoteapia e princípios diagnósticos e atividade prática Sala 314 - Prédio 1
Raphael Maciel Da Silva Caballero
25/05/2024 09:00 12:00 Princípios de seleção de pontos e anamnese auricular e atividade prática Sala 314 - Prédio 1
Raphael Maciel Da Silva Caballero
08/06/2024 09:00 12:00 Localização e aplicação de pontos - atividade prática Sala 314 - Prédio 1
Raphael Maciel Da Silva Caballero
22/06/2024 09:00 12:00 Localização e aplicação de pontos - atividade prática Sala 314 - Prédio 1
Raphael Maciel Da Silva Caballero

Login


Se você é da comunidade interna da UFCSPA, por favor, digite o seu E-mail e Senha Institucional e clique em ENTRAR.

E-mail:
Senha:

Enviar Mensagem


0 / 500
Esta mensagem será enviada para a comissão organizadora do evento.