14/03/2024 até 13/06/2024
12/03/2024 até 13/06/2024
30:00 Horas
Escritório de Internacionalização
Núcleo de Línguas - Idiomas sem Fronteiras (IsF/ANDIFES)
Alexandre Do Nascimento Almeida
Presencial
Ao final deste curso o estudante estará apto a: (1) Ampliar as competências do estudante em intercâmbio para a leitura de textos acadêmico-científicos na sua área de formação e em português; (2) Oportunizar o desenvolvimento, pelo estudante em intercâmbio, nas diferentes áreas de formação da universidade, de competências de escrita, tendo em vista a situação de interlocução em que se situa; (3) Conhecer, ler e produzir, de modo crítico e reflexivo, textos em diferentes gêneros acadêmicos (exs.: resumo, resenha, artigo acadêmico, apresentação oral de trabalhos); (4) Desenvolver habilidades relativas ao emprego das convenções de escrita em Português como Língua Adicional e a capacidade de refletir sobre tais convenções em sua relação com os efeitos de sentido que são gerados por seu emprego ou pelo emprego de formas variáveis concorrentes; (5) Ampliar as competências de uso de tecnologias de informação e comunicação, de modo a encará-las como instrumentos para a participação em interlocuções efetivas no âmbito da cultura de escrita; (6) Desenvolver habilidades relativas à realização de atividades pedagógicas colaborativas e à implementação de projetos coletivos.
A atividade se justifica devido à demanda por proficiência linguística em Português como Língua Adicional (PLA) de estudantes estrangeiros regularmente matriculados em cursos de graduação e pós-graduação na UFCSPA. O curso apresenta relevância para a inserção de alunos estrangeiros em diversas situações de uso de PLA no contexto acadêmico e científico na área da saúde, bem como em contextos de interação cotidiana dentro e fora da universidade. Adicionalmente, a atividade contribui para a promoção da língua e da cultura brasileiras.
Este curso trata do estudo de gêneros orais e escritos que circulam no meio acadêmico, bem como das práticas sociais permeadas pelos gêneros neste contexto. O curso desenvolve as competências de produção e compreensão de textos orais e escritos dos estudantes facilitando sua inserção no meio acadêmico brasileiro e proporcionando um melhor aproveitamento das disciplinas cursadas na UFCSPA. Serão realizadas as seguintes estratégias de ensino/aprendizagem: Aprendizagem colaborativa por meio da criação e implementação de projetos coletivos. Leitura e discussão conjunta de textos de gêneros discursivos orais e escritos pertencentes à esfera acadêmica. Prática de produção textual. Avaliação analítica de textos com vistas à reescrita. As atividades de escrita/reescrita de produções textuais terão sua carga horária vinculada à carga horária a distância assíncrona no ambiente virtual de aprendizagem Moodle.
O público-alvo deste curso é, exclusivamente, composto por discentes estrangeiros com vínculo ativo à UFCSPA. As inscrições serão feitas via SIUR, com base em lista obtida junto ao Escritório de Internacionalização. A partir desta lista, será enviado a cada interessado o link para inscrição no curso.
• Objetivo 3. Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todas e todos, em todas as idades. 3.c Aumentar substancialmente o financiamento da saúde e o recrutamento, desenvolvimento e formação, e retenção do pessoal de saúde nos países em desenvolvimento, especialmente nos países menos desenvolvidos e nos pequenos Estados insulares em desenvolvimento. • Objetivo 4. Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos. 4.3 Até 2030, assegurar a igualdade de acesso para todos os homens e mulheres à educação técnica, profissional e superior de qualidade, a preços acessíveis, incluindo universidade. 4.4 Até 2030, aumentar substancialmente o número de jovens e adultos que tenham habilidades relevantes, inclusive competências técnicas e profissionais, para emprego, trabalho decente e empreendedorismo. 4.7 Até 2030, garantir que todos os alunos adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável, inclusive, entre outros, por meio da educação para o desenvolvimento sustentável e estilos de vida sustentáveis, direitos humanos, igualdade de gênero, promoção de uma cultura de paz e não violência, cidadania global e valorização da diversidade cultural e da contribuição da cultura para o desenvolvimento sustentável.
Sim. Ao acolher os estudantes estrangeiros, a atividade fomenta a iniciativa de internacionalização em casa da UFCSPA, promove a língua portuguesa e as culturas brasileiras e reforça o vínculo da universidade com outras instituições internacionais.
Público Interno, Discente.
Data | Hora Início | Hora Fim | Atividade | Sala | Ministrante |
---|---|---|---|---|---|
14/03/2024 | 14:00 | 16:00 | 1. Apresentações | Prédio 2 / Sala 133 |
Wesley Henrique Acorinti
|
21/03/2024 | 14:00 | 16:00 | 2. Currículo Lattes | Prédio 2 / Sala 133 |
Wesley Henrique Acorinti
|
28/03/2024 | 14:00 | 16:00 | 3. Depoimento I | Prédio 2 / Sala 133 |
Wesley Henrique Acorinti
|
04/04/2024 | 14:00 | 16:00 | 4. Depoimento II | Prédio 2 / Sala 133 |
Wesley Henrique Acorinti
|
11/04/2024 | 14:00 | 16:00 | 5. Artigo científico | Prédio 2 / Sala 133 |
Wesley Henrique Acorinti
|
18/04/2024 | 14:00 | 16:30 | 6. Análise de artigo científico da área do estudante | Ambiente virtual de aprendizagem Moodle |
Wesley Henrique Acorinti
|
25/04/2024 | 14:00 | 16:00 | 7. Resumo | Prédio 2 / Sala 133 |
Wesley Henrique Acorinti
|
02/05/2024 | 14:00 | 16:00 | 8. Resenha | Prédio 2 / Sala 133 |
Wesley Henrique Acorinti
|
09/05/2024 | 14:00 | 16:00 | 9. Produção da primeira versão da resenha | Ambiente virtual de aprendizagem Moodle |
Wesley Henrique Acorinti
|
16/05/2024 | 14:00 | 16:00 | 10. Revisão por pares | Prédio 2 / Sala 133 |
Wesley Henrique Acorinti
|
23/05/2024 | 14:00 | 16:00 | 11. Apresentação oral | Prédio 2 / Sala 133 |
Wesley Henrique Acorinti
|
30/05/2024 | 14:00 | 17:00 | 12. Preparação da apresentação oral e reescrita da resenha | Ambiente virtual de aprendizagem Moodle |
Wesley Henrique Acorinti
|
06/06/2024 | 14:00 | 16:00 | 13. Apresentação oral II | Prédio 2 / Sala 133 |
Wesley Henrique Acorinti
|
13/06/2024 | 14:00 | 16:30 | 14. Recuperação | Ambiente virtual de aprendizagem Moodle |
Wesley Henrique Acorinti
|