25/04/2024 até 11/07/2024
19/03/2024 até 30/05/2024
30:00 Horas
Núcleo de Línguas - Idiomas sem Fronteiras (IsF/ANDIFES)
Alexandre Do Nascimento Almeida
Distância
Ao final deste atividade de ensino, o cursista da área de Letras ou Educação estará apto a: (1) implementar uma análise das necessidades dos alunos em contexto de ensino de línguas para fins específicos; (2) construir programas para o ensino de línguas para fins específicos; (3) aplicar conhecimentos teóricos relativos ao conceito de gênero do discurso na prática pedagógica; (4) desenvolver e adaptar materiais didáticos para o ensino de línguas para fins específicos; (5) avaliar a aprendizagem dos alunos em contexto de ensino de línguas para fins específicos. Esses objetivos serão alcançados através de leituras dirigidas e discussões com o ministrante e especialistas convidados sobre (a) diferentes subáreas e princípios-chave do ensino de línguas para fins específicos, (b) os gêneros do discurso; (c) a elaboração de currículos centrados no aprendiz; (d) o desenho de tarefas que considerem uma análise de necessidades e;(e) a avaliação.
• Objetivo 4. Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos. 4.3 Até 2030, assegurar a igualdade de acesso para todos os homens e mulheres à educação técnica, profissional e superior de qualidade, a preços acessíveis, incluindo universidade. 4.4 Até 2030, aumentar substancialmente o número de jovens e adultos que tenham habilidades relevantes, inclusive competências técnicas e profissionais, para emprego, trabalho decente e empreendedorismo. 4.c Até 2030, substancialmente aumentar o contingente de professores qualificados, inclusive por meio da cooperação internacional para a formação de professores, nos países em desenvolvimento, especialmente os países menos desenvolvidos e pequenos Estados insulares em desenvolvimento.
Sim. Ao qualificar os educadores para ensinar línguas para fins específicos, esta proposta contribui para a internacionalização, sendo particularmente relevante para qualificar as ações de educação linguística ofertada aos estudantes internacionais que necessitam de usar o português em contextos específicos, bem como aos discentes que interessados em oportunidades de mobilidade acadêmica. Adicionalmente, a proposta tem um impacto significativo na internacionalização da produção científica e dos intercâmbios estudantis, visto que ambos requerem uma preparação linguística direcionada a fins específicos por educadores devidamente qualificados.
Público Interno, Público Externo, Docente, Discente, Técnico Administrativo da Instituição.
Data | Hora Início | Hora Fim | Atividade | Sala | Ministrante |
---|---|---|---|---|---|
25/04/2024 | 19:00 | 20:30 | 1.1. Apresentações. Línguas para fins específicos. | Plataforma de comunicação síncrona Google Meet |
Wesley Henrique Acorinti
|
25/04/2024 | 20:30 | 22:00 | 1.2. Leitura dirigida sobre ensino de línguas para fins gerais e específicos. | Ambiente virtual de aprendizagem Moodle |
Wesley Henrique Acorinti
|
02/05/2024 | 19:00 | 20:30 | 2.1. Análise de necessidades. Construção de programa para o ensino de línguas para fins específicos. | Plataforma de comunicação síncrona Google Meet |
Wesley Henrique Acorinti
|
02/05/2024 | 20:30 | 22:00 | 2.2. Leitura dirigida sobre análise de necessidades. | Ambiente virtual de aprendizagem Moodle |
Wesley Henrique Acorinti
|
16/05/2024 | 19:00 | 20:30 | 3.1. Gêneros do discurso. | Plataforma de comunicação síncrona Google Meet |
Eduardo Da Silva Moll
Wesley Henrique Acorinti
|
16/05/2024 | 20:30 | 22:00 | 3.2. Leitura dirigida sobre gêneros do discurso. | Ambiente virtual de aprendizagem Moodle |
Wesley Henrique Acorinti
|
23/05/2024 | 19:00 | 20:30 | 4.1. Ensino de línguas baseado em tarefas. Português como língua adicional para fins acadêmicos. | Plataforma de comunicação síncrona Google Meet |
Wesley Henrique Acorinti
|
23/05/2024 | 20:30 | 22:00 | 4.2. Leitura dirigida sobre ensino de português como língua adicional para fins acadêmicos baseado em tarefas. | Ambiente virtual de aprendizagem Moodle |
Wesley Henrique Acorinti
|
30/05/2024 | 19:00 | 20:30 | 5.1. Avaliação em ensino de língua para fins específicos. | Plataforma de comunicação síncrona Google Meet |
Ana Paula Seixas Vial
Wesley Henrique Acorinti
|
30/05/2024 | 21:30 | 22:00 | 5.2. Leitura dirigida sobre avaliação. | Ambiente virtual de aprendizagem Moodle |
Wesley Henrique Acorinti
|
06/06/2024 | 19:00 | 20:30 | 6.1. Linguística de corpus. | Plataforma de comunicação síncrona Google Meet |
Wesley Henrique Acorinti
|
06/06/2024 | 20:30 | 22:00 | 6.2. Leitura dirigida sobre linguística de corpus. | Ambiente virtual de aprendizagem Moodle |
Wesley Henrique Acorinti
|
13/06/2024 | 19:00 | 20:30 | 7.1. Inglês para aviação. | Plataforma de comunicação síncrona Google Meet |
Aline Pacheco
Wesley Henrique Acorinti
|
13/06/2024 | 20:30 | 22:00 | 7.2. Leitura dirigida sobre inglês para aviação. | Ambiente virtual de aprendizagem Moodle |
Wesley Henrique Acorinti
|
20/06/2024 | 19:00 | 20:30 | 8.1. Inglês para estudantes universitários de Ciências da Saúde. | Plataforma de comunicação síncrona Google Meet |
Ana Luiza Pires De Freitas
Wesley Henrique Acorinti
|
20/06/2024 | 20:30 | 22:00 | 8.2. Leitura dirigida sobre inglês para estudantes universitários de Ciências da Saúde. | Ambiente virtual de aprendizagem Moodle |
Wesley Henrique Acorinti
|
27/06/2024 | 19:00 | 20:30 | 9.1. Português para fins de publicação de pesquisa. | Plataforma de comunicação síncrona Google Meet |
Alexandre Do Nascimento Almeida
Wesley Henrique Acorinti
|
27/06/2024 | 20:30 | 22:00 | 9.2. Leitura dirigida sobre ensino de línguas para fins de publicação de pesquisa. | Ambiente virtual de aprendizagem Moodle |
Wesley Henrique Acorinti
|
04/07/2024 | 19:00 | 20:30 | 10. Orientações individuais para a produção da sequência de tarefas para o ensino de uma língua para um fim específico. | Ambiente virtual de aprendizagem Moodle |
Wesley Henrique Acorinti
|
11/07/2024 | 19:00 | 21:30 | 11. Produção final da sequência de tarefas para o ensino de uma língua para um fim específico. | Ambiente virtual de aprendizagem Moodle |
Wesley Henrique Acorinti
|