02/04/2024 até 30/04/2024
13/03/2024 até 28/03/2024
15:00 Horas
A atividade não possui promotores.
Ana Luiza Pires De Freitas
Distância
Ementa: Desenvolvimento de competências leitoras. Identificação e prática de estratégias de compreensão escrita. Reconhecimento de gêneros textuais. Estratégias de ampliação de conhecimento de léxico. Objetivos: Ao final deste curso o aluno estará apto a: 1) aplicar estratégias para compreensão de textos escritos; 2) desenvolver compreensão leitora; 3) usar estratégia para ampliação de conhecimento de léxico; 4) compreender textos escritos que circulam no contexto acadêmico.
Necessidade de desenvolver proficiência linguística em Inglês com vistas a capacitar a comunidade universitária à interação oral e escrita com seus pares de universidades estrangeiras, promovendo, assim, a internacionalização da universidade brasileira. Busca-se, em particular, ampliar a participação e a mobilidade internacional do corpo discente e de servidores (docentes e técnicos) das instituições de educação superior brasileiras para o desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão, estudos, treinamentos e capacitação em instituições de excelência no exterior. Com igual relevância, objetiva-se, ainda, capacitar esse mesmo público para receber seus pares em universidades brasileiras. Assim, existe a demanda de conhecimento cultural que norteie essas interações, além de reflexão crítica acerca de possíveis dificuldades a serem encontradas em relação às peculiaridades linguísticas e culturais do país em questão. Busca-se ampliar a participação e a mobilidade internacional.
O curso é online síncrono, com tarefas que também integram carga horária a serem executadas entre os encontros. Aulas expositivas e dialogadas, com atividades guiadas e livres, realizadas em pares ou pequenos grupos, debates, apresentações individuais e em grupo. Interação prezando pelo trabalho comunicativo e uso contextualizado da linguagem, respeitando as necessidades dos alunos e o contexto de preparação para mobilidade acadêmica. Foco no desenvolvimento progressivo das habilidades de leitura dos participantes. Iniciando com uma introdução às estratégias de pré-leitura e exploração de diferentes gêneros textuais, o curso avança para técnicas mais específicas e o reconhecimento de informações não-verbais. As sessões síncronas são complementadas por atividades assíncronas cuidadosamente planejadas, que incluem a prática de estratégias de leitura, ampliação do léxico e a análise crítica de textos.
INSCRIÇÕES E OBTENÇÃO DE VAGA: As inscrições serão feitas via SIUR e divulgadas no site institucional e redes socais atreladas à UFCSPA. Serão disponibilizadas 15 vagas. Se necessário, caso os participantes inscritos ultrapassem o número de vagas disponíveis, será procedido sorteio através do aplicativo "Google Sorteios". O resultado será divulgado via site institucional em 28/03. Participantes selecionados que não compareçam ao primeiro encontro cederão automaticamente a vaga a outro inscrito.
A atividade está vinculada ao seguinte ODS: - Objetivo 4: Educação de Qualidade - Metas 4.3, 4,.4 e 4.7
Sim, ao promover a competência linguística em língua inglesa necessária para a viabilizar o contato com o avanço das pesquisas no campo das ciências da saúde, bem como com o mundo do trabalho internacionalizado através do desenvolvimento do letramento estratégico.
Público Interno, Público Externo, Docente, Discente, Técnico Administrativo da Instituição.
Data | Hora Início | Hora Fim | Atividade | Sala | Ministrante |
---|---|---|---|---|---|
02/04/2024 | 10:30 | 12:00 | AULA 1: Introdução ao Curso e Estratégias de Pré-leitura | Google Meet |
Fernanda Correa Soldatelli
|
09/04/2024 | 08:30 | 10:30 | Atividade ASSÍNCRONA: Exploração de Gêneros Diversos | MOODLE |
Fernanda Correa Soldatelli
|
09/04/2024 | 10:30 | 12:00 | AULA 2: Estratégias de Leitura para Compreensão Geral e Específica | Google Meet |
Fernanda Correa Soldatelli
|
16/04/2024 | 09:00 | 10:30 | Atividade ASSÍNCRONA: Prática de Estratégias de Leitura | MOODLE |
Fernanda Correa Soldatelli
|
16/04/2024 | 10:30 | 12:00 | AULA 3: Estratégias de Leitura para Informação Não-verbal e Análise Textual | Google Meet |
Fernanda Correa Soldatelli
|
23/04/2024 | 08:30 | 10:30 | Atividade ASSÍNCRONA: Ampliação de Léxico | MOODLE |
Fernanda Correa Soldatelli
|
23/04/2024 | 10:30 | 12:00 | AULA 4: Ampliação de Léxico e Uso de Recursos de Consulta | Google Meet |
Fernanda Correa Soldatelli
|
30/04/2024 | 08:30 | 10:30 | Atividade ASSÍNCRONA: Aplicação e Reflexão | MOODLE |
Fernanda Correa Soldatelli
|
30/04/2024 | 10:30 | 12:00 | AULA 5: Integração das Estratégias de Leitura e Avaliação | Google Meet |
Fernanda Correa Soldatelli
|