05/04/2024 até 03/05/2024
13/03/2024 até 28/03/2024
15:00 Horas
Idiomas sem Fronteiras
Ana Luiza Pires De Freitas
Distância
Ao final deste curso os estudantes estarão aptos a: utilizar o inglês para expressar ideias e opiniões sobre uma variedade selecionada de temas, demonstrando uma comunicação mais efetiva e aumento da confiança em situações de conversações; compreender e discutir materiais em inglês de diferentes gêneros, desenvolvendo habilidades de análise crítica e interpretação; aplicar estratégias eficazes de preparação para discussões, incluindo a identificação de ideias-chave e o desenvolvimento de questões para explorar durante os encontros; participar ativamente em discussões em grupo, melhorando a capacidade de ouvir ativamente e responder de maneira construtiva às ideias dos outros, fomentando um ambiente colaborativo de aprendizado; ampliar o vocabulário em inglês, focando no enriquecimento lexical específico aos temas abordados durante os encontros, facilitando a expressão de conceitos e ideias de forma mais precisa.
A atividade se justifica pela necessidade de promover a proficiência linguística da comunidade acadêmica interna. O curso visa a desenvolver a competência comunicativa dos participantes a partir do nível intermediário. Ademais, as competências a serem desenvolvidas nesta atividade agregarão suporte ao desenvolvimento do letramento acadêmico, para fomentar a qualificação dos futuros profissionais da saúde em um contexto internacionalizado.
O curso é online síncrono, com tarefas que também integram carga horária a serem executadas entre os encontros. A cada semana será realizada a seleção do tópico a ser discutido no encontro virtual síncrono seguinte, essa escolha será baseada em sugestões e votações dos participantes juntamente com a professora mediadora, garantindo que as sessões reflitam os interesses e as necessidades do grupo. O objetivo é proporcionar um espaço dinâmico e inclusivo para a prática do inglês, estimulando a troca de ideias, a discussão crítica e a interação intercultural. A metodologia enfatiza a preparação e a participação ativa dos participantes, baseada na análise e discussão de materiais selecionados para cada encontro. Antes das sessões, após as sugestões e votações, um material será disponibilizado para que todos possam se preparar assíncronamente. As atividades serão diversificadas, incluindo, mas não limitadas a, discussões em grupo, análise conjunta, apresentações individuais ou em grupo sobre o material em questão, e atividades criativas relacionadas à interpretação dos textos ou obras apresentadas.
INSCRIÇÕES E OBTENÇÃO DE VAGA: As inscrições serão feitas via SIUR e divulgadas no site institucional e redes socais atreladas à UFCSPA. Serão disponibilizadas 15 vagas. Se necessário, caso os participantes inscritos ultrapassem o número de vagas disponíveis, será procedido sorteio através do aplicativo "Google Sorteios". O resultado será divulgado via site institucional em 28/03. Participantes selecionados que não compareçam ao primeiro encontro cederão automaticamente a vaga a outro inscrito.
A atividade está vinculada ao seguinte ODS: - Objetivo 4: Educação de Qualidade - Metas 4.3, 4,.4 e 4.7
Sim, ao promover a competência linguística em língua inglesa necessária para a viabilizar o contato com o avanço das pesquisas no campo das ciências da saúde, bem como com o mundo do trabalho internacionalizado através do desenvolvimento do letramento estratégico.
Público Interno, Público Externo, Docente, Discente, Técnico Administrativo da Instituição.
Data | Hora Início | Hora Fim | Atividade | Sala | Ministrante |
---|---|---|---|---|---|
05/04/2024 | 09:30 | 11:00 | Encontro 1: Apresentações pessoais. Discussão sobre o plano de ensino. Introdução aos objetivos e metodologia do curso. Definição do processo de seleção de temas. | Google Meet |
Fernanda Correa Soldatelli
|
12/04/2024 | 08:00 | 09:30 | Atividade ASSÍNCRONA: Leitura de um texto sugerido e votado pelo grupo dentro da temática também sugerida e votada. Realização de tarefa de preparação para discussão ou atividade (individual ou em grupo) para o encontro síncrono seguinte. | MOODLE |
Fernanda Correa Soldatelli
|
12/04/2024 | 09:30 | 11:00 | Encontro 2: Atividade de discussão sobre o texto previamente fornecido. Abordagem pode variar: debate, discussão em grande grupo, discussão em duplas, apresentação individual. | Google Meet |
Fernanda Correa Soldatelli
|
19/04/2024 | 07:30 | 09:30 | Atividade ASSÍNCRONA: Leitura de um novo texto (verbal ou não-verbal) escolhido pelo grupo. Preparação de análise crítica ou apresentação sobre o material para discussão no próximo encontro. | MOODLE |
Fernanda Correa Soldatelli
|
19/04/2024 | 09:30 | 11:00 | Encontro 3: Continuação das atividades de discussão com metodologia variada conforme escolha do grupo. Introdução e exploração de novos temas selecionados para discussão. | Google Meet |
Fernanda Correa Soldatelli
|
26/04/2024 | 07:30 | 09:30 | Atividade ASSÍNCRONA: Escolha e preparação baseada em novo material (texto, vídeo, obra de arte) relacionado ao tema votado para o próximo encontro. Preparação de pontos-chave para discussão ou atividades relacionadas. | MOODLE |
Fernanda Correa Soldatelli
|
26/04/2024 | 09:30 | 11:00 | Encontro 4: Discussões temáticas baseadas nos materiais selecionados. Atividades podem incluir análise conjunta, simulações, debates, entre outras metodologias interativas. | Google Meet |
Fernanda Correa Soldatelli
|
03/05/2024 | 07:30 | 09:30 | Atividade ASSÍNCRONA: Preparação para o último encontro: reflexão individual sobre os temas discutidos, o que mais impactou o aprendizado e sugestões para o feedback final. | MOODLE |
Fernanda Correa Soldatelli
|
03/05/2024 | 09:30 | 11:00 | Encontro 5: Sessão de feedback, reflexões individuais e discussão coletiva sobre aprendizados. | Google Meet |
Fernanda Correa Soldatelli
|