01/04/2024 até 30/11/2024
26/03/2024 até 30/11/2024
16:20 Horas
Proponente Profa. Monica Concha-Amin, DECESA, UFCSPA
Dr. Paulo Waquil, professor PGDR/UFRGS
Participantes do IBGE
Monica Concha Amin
Presencial
A docência na área das Ciências Econômicas requer tanto o ensino de conceitos de base assim como oferecer a possibilidade de estudar, transversalmente, ditos conceitos com as aplicações que forem possíveis. Os temas de cunho econômico fazem parte do ambiente no qual as instituições de saúde estão inseridas, e os indivíduos, sem distinção de nenhuma classe, podem representar atores de qualquer elo no sistema de saúde. Em cursos de ciências da saúde ou de biologia, estudar conceitos econômicos também é um diferencial. Por sua vez, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realiza o levantamento das informações estatísticas do Brasil, desde 1936. Sendo assim, a pesquisa aplicada na Ciência Econômica lança mão dessas informações para os estudos de várias linhas como da saúde, da nutrição, do crescimento econômico, dos mercados agrícolas para mencionar alguns. Por tanto este curso se propõe criar uma ferramenta de ensino para os estudos econômicos nas áreas da saúde e outras áreas distintas na biologia e nas ciências médicas. Em particular, elaborar material específico que integre conceitos chave nas ciências econômicas ilustrados com estatísticas do IBGE para o caso Brasileiro e por sua vez, esse material possa ser consultado e explorado por discentes e comunidade externa de outras áreas de conhecimento como por exemplo na saúde os discentes de curso de Medicina, Nutrição, Gestão em Saúde, etc. e profissões diversas da pós graduação em desenvolvimento. A proposta do curso consiste em implementar uma ferramenta do tipo "laboratório" para o uso de dados do IBGE que permita remissão ao conceito ou estudo, elaboração de gráfico ou de figura e a possiblidade de simular interações entre entre variáveis do sistema econômico. Inicialmente, a ferramenta seria utilizada no ambiente interno para o curso de curta duração proposto via Sistema Único de Registros (SIUR), como sendo uma ponto de partida. Em um segundo momento poderia ser utilizada em outros ambientes que tenham interesse. Entre os temas a explorar por área e buscando aplicar com as bases de dados do IBGE estão: Mercado de trabalho: conceitos, indicadores, bases de dados e fontes de consulta; Desemprego; A Moeda, o Crédito e Inflação: como funciona?; Indicadores de inflação. Como calcular a inflação?; Crescimento Econômico e Ciclos de negócios; Contas Nacionais e Contas Satélite Da Saúde; preços e quantidades produzidas de produtos da agropecuária; as pesquisas relacionadas à saúde: segurança alimentar; pobreza; perfil demográfico; Recursos naturais nas contas verdes do Produto Interno Bruto (PIB). Conceitos específicos com demonstrações:- lei da demanda, - curva de Phillips, - oferta das firmas (produção) entre outros. As bases do IBGE a serem utilizadas tais como a) Sociais: sobre População, Trabalho, Rendimento, despesa e consumo; b) Econômicas: Agricultura, pecuária e outros, Contas Nacionais, Saúde, Preços e Custos; e condições de vida, Contas Satélite da Saúde; c) Censo Demográfico; Censo Agropecuário. Dessa forma, trazido o conceito na sua forma teórica, a verificação empírica com os dados do IBGE permitiria uma compreensão mais ampla e a possibilidade de verificar ou contrastar com a realidade. Já no formato "laboratório", criar ambientes de estudos com a possibilidade de mostrar ambientes possíveis no cenário econômico. PARTICIPANTES Os convidados especiais que participarem da Seção de Disseminação de Informações do IBGE- (CNPJ 33.787.094/0001-40), o professor Dr. em Economia Agrícola Paulo Waquil, da UFRGS, e na UFCSPA, a profa. Monica Concha Amin, da área de Economia Geral, Gestão em Saúde e Empreendedorismo. LOCAL Rua Sarmento Leite, 245 CEP: 90050-170 UFCSPA, e o IBGE.- SUPERINTENDENCIA RS (DI).
O objetivo principal do curso consiste da difusão uso de dados do IBGE em Ciências Econômicas com transversalidade para outras áreas de conhecimento. Ao final do curso, espera-se: ter produzido a ferramenta objeto do projeto, ter realizado as aplicações propostas de conceitos com utilização de bases de dados do IBGE, ter criado um ambiente "laboratório" para estudos em Economia e das áreas transversais como da saúde e da biologia entre outras. Os objetivos secundários são: Explorar os dados do IBGE sobre indústria, como o caso do setor de Equipamentos Médicos e outros, tais como pesquisas de comércio, serviço, produção de fármacos, segurança alimentar, empreendedorismo e tecnologias de informação, pesquisas na área de saúde. Produzir um documento como apostila ou polígrafo dos conceitos estudados e bases de dados das pesquisas consultadas e as aplicações que forem possíveis de utilizar. Esta proposta se justifica para divulgação do trabalho realizado pelo IBGE e a disponibilidade de dados para o Brasil em diferentes áreas assim como para aproveitamento das informações de maneira científica. Ao desenvolver um conteúdo que permita integrar os dados e as finalidades para os quais podem ser utilizados, novas pesquisas podem surgir, sem limitar a disponibilidade de informações mas ampliando e divulgando como podem ser aproveitadas pelas pessoas. Especificamente: a) Para conceitos e pesquisas de cunho Trabalho e Emprego: PNAD Contínua - Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (até Nov 2023) PME - Pesquisa Mensal de Emprego (até 2016) b) Para conceito e pesquisas sobre Preços e Custos: Índice Nacional de Preços ao Consumidor - INPC (dez 2023) Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - IPCA (dez 2023) Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 - IPCA-15 (jan 2024) Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo Especial - IPCA-E (jan 2024) c) Para estudos relacionados com Determinantes Sociais da Saúde, características sócio-demográficas da população brasileira: Censo Demográfico (2022); Indicadores d) Para estudos em Economia Agrícola, agroindústria, produção de alimentos: Censo Agropecuário (até 2017 e em 2023); Indicadores Agropecuários, Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (Dez 2023); pesquisa Trimestral: do Couro; do Leite; do Abate de Animais (dez 2023),Pesquisa da extração vegetal e da silvicultura (até 2022). e) Para Estudar o produto interno bruto e as contas nacionais e contas satélite da saúde: Contas Satélite da Saúde (até 2019) ; Matriz Insumo - Produto (2015); Sistema de Contas Nacionais (2021); Sistema de Contas Nacionais Trimestrais - SCNT (3o trim 2023). f) Para explorar características econômicas da população: Pesquisa de Orçamentos Familiares - POF (até 2018); Síntese de Indicadores Sociais )(até 2023). No formato de "laboratório", criar um vínculo de conceito teórico, uso de dados e possibilidades de aproveitamento da disponibilidade das informações. Ao criar um documento apostila ou polígrafo com essas interações, realizar a ampla divulgação dos resultados para fins de divulgação do trabalho do IBGE e promoção de novas utilizações para estudos e pesquisas em diferentes áreas. Por sua vez, cientes da escassez de recursos assim como da dimensão do Brasil, as lacunas de dados e áreas temáticas que forem identificadas, serão coletadas para fins de entregar também um retorno ao IBGE para sua ampla melhoria. Não para dizer o que falta mas para identificar novas oportunidades de levantamentos e atualizações, tendo em conta também as limitações do escopo no curso aqui proposto.
A proposta está vinculada a dois ODS como segue: - ODS4 Educação de Qualidade Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos: "Meta 4.4 Até 2030, aumentar substancialmente o número de jovens e adultos que tenham as competências necessárias, sobretudo técnicas e profissionais, para o emprego, trabalho decente e empreendedorismo". - ODS17. Parcerias e Meios de Implementação "Até 2030, valer-se de iniciativas existentes, para desenvolver métricas do progresso do desenvolvimento sustentável que complementem o produto interno bruto e apoiar o desenvolvimento de capacidades em estatística nos países em desenvolvimento."
Inicialmente, a proposta não está relacionada diretamente à internacionalização da UFCSPA, porém o curso poderá ser implementado para o Brasil e para países com Departamentos Nacionais de Estatística. Assim como o Brasil poderá ser conhecido na sua realidade retratada pelo trabalho do IBGE como fonte das informações. A Câmara Costarricense da Saúde estará entre os convidados a participar.
Público Interno, Público Externo, Docente, Discente, Técnico Administrativo da Instituição.
Data | Hora Início | Hora Fim | Atividade | Sala | Ministrante |
---|---|---|---|---|---|
26/04/2024 | 14:10 | 16:30 | Abordagem Determinantes Sociais da Saúde e as características sócio-demográficas da população brasileira. Censo Demográfico. | Prédio 1 Sala: 621 - Sala 621 UFCSPA. |
Luis Eduardo Puchalski
Monica Concha Amin
|
24/05/2024 | 14:10 | 16:30 | CONTAS NACIONAIS INTRODUÇÃO Agregados macroeconômicos: Contas Nacionais e Produto Interno Bruto (PIB) CONTAS SATÉLITE DA SAÚDE (Contas Satélite da Saúde: CSS E atividade Econômica) | Prédio 1 Sala: 621 - Sala 621 UFCSPA |
Luciano Moraes Braga
Monica Concha Amin
|
21/06/2024 | 14:10 | 16:30 | A Moeda, o Crédito e a Inflação: como funciona? Indicadores de inflação. Como calcular a inflação?. Índices de Preços. | Prédio 1 Sala: 621 - Sala 621 UFCSPA |
Monica Concha Amin
Vladimir Lautert
|
23/08/2024 | 14:10 | 16:30 | Estatísticas da Saúde; Pesquisa Nacional de Saúde (PNS); Pesquisa Nacional de Saúde Escolar (PENSE). | Prédio 1 Sala: 621 - Sala 621 UFCSPA. |
Marcelo Larratea
Monica Concha Amin
|
27/09/2024 | 14:10 | 16:30 | Mercado de trabalho: conceitos, indicadores, bases de dados e fontes de consulta. Desemprego. PNAD Contínual. | Prédio 1 Sala: 621 - Sala 621 UFCSPA |
Monica Concha Amin
Walter P. S. Rodrigues
|
25/10/2024 | 14:10 | 16:30 | Censo Agropecuário e outras bases. | Prédio 1 Sala: 621 - Sala 621 UFCSPA. |
Cláudio Santanna
Fernanda Assaife De Mello
Paulo Waquil
|
22/11/2024 | 14:10 | 16:30 | Orçamento das Famílias. Pesquisa de Orçamento Familiar (POF). | Prédio 1 Sala: 621 - Sala 621 UFCSPA |
Eng. Carolina Rekowsky Lopes
Monica Concha Amin
Vladimir Lautert
|