2º Workshop PPGENF e 16º Workshop TeGEST: Uso de vídeos animados como tecnologia educacional e digital

Ofertas de Atividades
Período de Duração

19/12/2023 até 19/12/2023

Período de Inscrições

22/11/2023 até 19/12/2023

Duração

3:00 Horas

Promovido por

Grupo de Pesquisa em Tecnologias, Gestão, Educação e Segurança no Trabalho

Mestrado - PPG em Enfermagem

Coordenação

Adriana Aparecida Paz

Modo da Atividade

Presencial


INTRODUÇÃO

A incorporação da tecnologia nos processos educacionais é uma realidade, demandando o desenvolvimento de habilidades, competências e conhecimentos relacionados aos recursos tecnológicos aplicáveis ao ensino-aprendizagem. Esses recursos proporcionam maior flexibilidade no acesso aos conteúdos, abrangendo diversas ferramentas digitais, como vídeos animados, jogos e hiperlinks. Os vídeos animados, em particular, representam recursos acessíveis e de baixo custo, combinando áudio e imagens para efetiva transmissão de mensagens. Sua utilização em metodologias ativas de ensino possibilita o fomento do pensamento crítico, autonomia e o desenvolvimento de habilidades em relação ao conteúdo abordado. Contudo, um dos desafios na integração desses recursos nos processos educacionais é a elaboração, que demanda conhecimento em ferramentas e softwares para o desenvolvimento de recursos educativos digitais, assim como estratégias para reunir conteúdos científicos pertinentes. Explorar essas ferramentas e vincular conhecimentos teóricos aos recursos digitais é relevante para viabilizar sua aplicação em salas de aula, cursos online e iniciativas de educação permanente. O Workshop "Uso de vídeos animados como tecnologia educacional e digital" será realizado presencialmente no Laboratório de Informática. Este evento de extensão, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e pelo Grupo de Pesquisa em Tecnologia, Gestão, Educação e Segurança no Trabalho (TeGEST). O curso oferece uma oportunidade única para integrar conhecimentos sobre o uso de recursos educativos e digitais, explorando habilidades na concepção de produtos, processos e serviços aplicáveis ao ensino em níveis de graduação e pós-graduação, bem como em eventos de atualização, educação permanente e capacitação profissional.

OBJETIVOS

Fomentar competências para a criação de vídeos animados, enquanto recursos educativos digitais, direcionados para a concepção de processos, produtos e/ou serviços destinados a facilitar a mediação do ensino e aprendizagem em níveis de graduação, pós-graduação, atualização, educação permanente e capacitação profissional.

ODS DA AGENDA 2030 DA ONU

Essa iniciativa está alinhada ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4 - Educação de Qualidade, que busca assegurar o acesso a uma educação inclusiva, de qualidade e equitativa, proporcionando oportunidades de aprendizado para todos. O workshop tem como objetivo cultivar competências e conhecimentos na produção colaborativa e prática de vídeos animados no laboratório de informática. Dessa forma, visa viabilizar a aplicação desses recursos em metodologias de ensino e aprendizagem, contribuindo para a promoção de uma educação de qualidade e acessível a todos.

INTERNACIONALIZAÇÃO DA UFCSPA

A atividade por ser presencial não se carcateriza como internacionalização pela oferta local do curso.

PÚBLICO-ALVO

Público Interno, Público Externo, Docente, Discente, Técnico Administrativo da Instituição.

Programação da Atividade

Data Hora Início Hora Fim Atividade Sala Ministrante
19/12/2023 14:00 17:00 Ferramentas para elaboração de vídeos animados como recurso educativo e digital 618 do Prédio 1
Kaihara Freitas Furtado
Vitória Silva Da Rosa

Login


Se você é da comunidade interna da UFCSPA, por favor, digite o seu E-mail e Senha Institucional e clique em ENTRAR.

E-mail:
Senha:

Enviar Mensagem


0 / 500
Esta mensagem será enviada para a comissão organizadora do evento.