Trabalho infantil: proposta de enfrentamento multidisciplinar

Ofertas de Atividades
Período de Duração

30/10/2023 até 30/10/2023

Período de Inscrições

18/10/2023 até 30/10/2023

Duração

3:00 Horas

Promovido por

OUTRO

Coordenação

Karina Cunha Nascimento

Modo da Atividade

Presencial


OBJETIVOS

Promover impacto e transformação social por meio de análise multidisciplinar nas áreas de saúde, direito e assistência social, estabelecendo a inter-relação da Universidade com outros setores da sociedade, propiciando o desenvolvimento social e o aprimoramento das políticas públicas no que tange ao combate ao trabalho infantil. O evento pretende também fomentar e apoiar a criação e o desenvolvimento de fóruns universitários de prevenção e combate ao trabalho infantil, permitindo o enriquecimento da experiência discente em termos teóricos e metodológicos, ampliando espaços para reafirmação e materialização dos compromissos éticos e solidários das universidades públicas.

JUSTIFICATIVA DA ATIVIDADE

O trabalho infantil é uma gravíssima violação dos direitos humanos. Dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT) mostram que, em 2016, 152 milhões de crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos estavam envolvidos no trabalho infantil globalmente, sendo que quase metade deles, ou 73 milhões, estavam em trabalho infantil perigoso. Tais números podem estar subestimados, uma vez que muitas dessas crianças e adolescentes estão envolvidos em trabalhos invisíveis, principalmente quando envolvem trabalho doméstico e exploração sexual. As piores formas de trabalho infantil, incluindo a exploração sexual, que afeta principalmente as meninas, o trabalho escravo e outras formas, geralmente aumentam quando as oportunidades de emprego e a renda familiar diminuem. Assim, a luta contra o trabalho infantil exige ações fortes nos níveis global, regional, nacional, municipal e comunitário, baseadas nas convenções e recomendações da OIT e na Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança. Nesse cenário, a UFCSPA, juntamente com a UFRGS e o Ministério Público do Trabalho (MPT), realizam este evento com vistas cooperar para a erradicação do trabalho infantil, especialmente as suas piores formas.

MÉTODO DE EXECUÇÃO

O evento será realizado no dia 30 de outubro de 2023, das 9 h às 12 h. No período, será realizada uma roda de conversa com especialistas nas áreas de saúde, direito, assistência social e análise da temática sob a perspectiva de raça e gênero, seguida de debate com os participantes.

METODOLOGIA DA INSCRIÇÃO

Inscrições pelo SIUR / UFCSPA. Evento aberto e gratuito.

ODS DA AGENDA 2030 DA ONU

Este projeto está alinhado aos seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - Agenda 2030: Objetivo 1 - Erradicação da pobreza; Objetivo 5 - Igualdade de gênero; Objetivo 8 - Trabalho decente e crescimento econômico e Objetivo 16 - Paz, justiça e instituições eficazes.

PÚBLICO-ALVO

Público Interno, Público Externo, Docente, Discente, Técnico Administrativo da Instituição.

Programação da Atividade

Data Hora Início Hora Fim Atividade Sala Ministrante
30/10/2023 09:00 09:40 Trabalho infantil sob a perspectiva do Direito Teatro Moacyr Scliar
Ana Paula Motta Costa
Patricia De Mello Sanfelici Fleischmann
30/10/2023 09:40 10:20 Trabalho infantil sob a perspectiva da saúde Teatro Moacyr Scliar
Daniela Centenaro Levandowski
Helena De La Rosa Da Rosa
30/10/2023 10:20 11:00 Trabalho infantil sob a perspectiva de raça e gênero Teatro Moacyr Scliar
Kauê Kamaú Silva Da Silva
Mônica Maria Celestina De Oliveira
30/10/2023 11:00 12:00 Debates Teatro Moacyr Scliar
Sem ministrante

Login


Se você é da comunidade interna da UFCSPA, por favor, digite o seu E-mail e Senha Institucional e clique em ENTRAR.

E-mail:
Senha:

Enviar Mensagem


0 / 500
Esta mensagem será enviada para a comissão organizadora do evento.