11/10/2023 até 21/12/2023
10/10/2023 até 21/12/2023
30:00 Horas
Núcleo de Línguas - Rede Andifes IsF
Escritório de Internacionalização
Alexandre Do Nascimento Almeida
Semipresencial
Ao final deste curso o estudante estará apto a: Ampliar as competências do estudante em intercâmbio para a leitura de textos acadêmico-científicos na sua área de formação e em português; Oportunizar o desenvolvimento, pelo estudante em intercâmbio, nas diferentes áreas de formação da universidade, de competências de escrita, tendo em vista a situação de interlocução em que se situa; Conhecer, ler e produzir, de modo crítico e reflexivo, textos em diferentes gêneros acadêmicos (exs.: resumo, resenha, artigo acadêmico, apresentação oral de trabalhos); Desenvolver habilidades relativas ao emprego das convenções de escrita em Português como Língua Adicional e a capacidade de refletir sobre tais convenções em sua relação com os efeitos de sentido que são gerados por seu emprego ou pelo emprego de formas variáveis concorrentes; Ampliar as competências de uso de tecnologias de informação e comunicação, de modo a encará-las como instrumentos para a participação em interlocuções efetivas no âmbito da cultura de escrita; Desenvolver habilidades relativas à realização de atividades pedagógicas colaborativas e à implementação de projetos coletivos.
A atividade se justifica devido à demanda por proficiência linguística em Português como Língua Adicional (PLA) de estudantes estrangeiros regularmente matriculados em cursos de graduação e pós-graduação na UFCSPA. O curso apresenta relevância para a inserção de alunos estrangeiros em diversas situações de uso de PLA no contexto acadêmico e científico na área da saúde, bem como em contextos de interação cotidiana dentro e fora da universidade. Adicionalmente, a atividade contribui para a promoção da língua e da cultura brasileiras.
Aprendizagem colaborativa por meio da criação e implementação de projetos coletivos. Leitura e discussão conjunta de textos de gêneros discursivos orais e escritos pertencentes à esfera acadêmica. Prática de produção textual. Avaliação analítica de textos com vistas à reescrita. As atividades de escrita/reescrita de produções textuais terão sua carga horária vinculada à carga horária a distância assíncrona no ambiente virtual de aprendizagem Moodle.
As inscrições serão feitas via SIUR. Com base em lista de discentes estrangeiros obtida junto ao Escritório de Internacionalização, será enviado a cada interessado o link para inscrição no curso.
A atividade está vinculada com os seguintes ODS: - Objetivo 3: Saúde e Bem-Estar Meta 3.c. - Objetivo 4: Educação de Qualidade Metas 4.3, 4.4 e 4.7.
Sim. Ao acolher os estudantes estrangeiros, a atividade fomenta a iniciativa de internacionalização em casa da UFCSPA, promove a língua portuguesa e as culturas brasileiras e reforça o vínculo da universidade com outras instituições internacionais.
Público Interno, Discente.
Data | Hora Início | Hora Fim | Atividade | Sala | Ministrante |
---|---|---|---|---|---|
11/10/2023 | 14:00 | 15:00 | Apresentações (Apresentação do plano de ensino. Apresentações pessoais. Análise de necessidades. Gêneros do discurso. Introdução ao discurso acadêmico em língua portuguesa.) | Sala 133, Prédio 2 |
Wesley Henrique Acorinti
|
14/10/2023 | 09:00 | 12:00 | Atividade assíncrona (Diário de gêneros) | Moodle |
Wesley Henrique Acorinti
|
01/11/2023 | 14:00 | 15:00 | Currículo Lattes (Leitura e produção do currículo Lattes. Vocabulário relativo ao funcionamento da UFCSPA. Semelhanças e diferenças do ensino superior brasileiro e do país do estudante. Vocabulário sobre eventos acadêmicos e produção do Lattes.) | Sala 133, Prédio 2 |
Wesley Henrique Acorinti
|
04/11/2023 | 10:00 | 12:00 | Atividade assíncrona (Produção do currículo Lattes) | Moodle |
Wesley Henrique Acorinti
|
09/11/2023 | 14:00 | 15:00 | Depoimento (Leitura e produção de depoimento sobre trajetórias de vida e experiências pessoais. Temas universais a partir de depoimentos enraizados em diferentes culturas. Vocabulário referente às trajetórias de vida pessoal e profissional.) | Sala 133, Prédio 2 |
Wesley Henrique Acorinti
|
11/11/2023 | 10:00 | 12:00 | Atividade assíncrona (Produção de depoimento) | Moodle |
Wesley Henrique Acorinti
|
16/11/2023 | 14:00 | 15:00 | Artigo científico (Leitura de artigos científicos. Estratégias de leitura. Práticas de citação. Marcadores discursivos.) | Sala 133, Prédio 2 |
Wesley Henrique Acorinti
|
18/11/2023 | 10:00 | 12:00 | Atividade assíncrona (Tarefas de leitura de artigo científico) | Moodle |
Wesley Henrique Acorinti
|
23/11/2023 | 14:00 | 15:00 | Resumo (Leitura de resumos. Hierarquização de informações. Produção de resumo.) | Sala 133, Prédio 2 |
Wesley Henrique Acorinti
|
25/11/2023 | 10:00 | 12:00 | Atividade assíncrona (Produção de resumo) | Moodle |
Wesley Henrique Acorinti
|
30/11/2023 | 14:00 | 15:00 | Resenha (Leitura e produção de resenha. Argumentação. Adjetivos qualificativos.) | Sala 133, Prédio 2 |
Wesley Henrique Acorinti
|
02/12/2023 | 08:00 | 12:00 | Atividade assíncrona (Produção de resenha) | Moodle |
Wesley Henrique Acorinti
|
07/12/2023 | 14:00 | 15:00 | A língua portuguesa no computador (Linguística de corpus. Convencionalidade. Corpus do Português.) | Sala 133, Prédio 2 |
Wesley Henrique Acorinti
|
09/12/2023 | 10:00 | 12:00 | Atividade assíncrona (Prática com ferramentas baseadas em corpus. Reescrita da resenha.) | Moodle |
Wesley Henrique Acorinti
|
14/12/2023 | 14:00 | 15:00 | Apresentação de trabalho I; Revisão por pares (Leitura de apresentação de trabalho. Organização e etapas de preparação de uma apresentação de trabalho acadêmico. Vocabulário utilizado na organização de uma apresentação oral. Revisão por pares.) | Sala 133, Prédio 2 |
Wesley Henrique Acorinti
|
16/12/2023 | 08:00 | 12:00 | Atividade assíncrona (Produção da apresentação de trabalho e prática de revisão por pares) | Moodle |
Wesley Henrique Acorinti
|
21/12/2023 | 14:00 | 15:00 | Apresentação de trabalho II (Produção de apresentação de trabalho. Confraternização.) | Sala 133, Prédio 2 |
Wesley Henrique Acorinti
|