Curso Introdutório de Terapia Assistida Por Equino

Ofertas de Atividades
Período de Duração

02/10/2023 até 16/12/2023

Período de Inscrições

13/10/2023 até 14/10/2023

Duração

60:00 Horas

Promovido por

Curso de Enfermagem

Coordenação

Roberta Waterkemper

Modo da Atividade

Semipresencial


OBJETIVOS

Desenvolver o conhecimento introdutório sobre a Terapia Assistida por Cavalo, habilidades clínicas para o uso do cavalo como co-terapêuta (recurso terapêutico) de alunos dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicologia, Nutrição, Medicina e Medicina Veterinária atitude crítica e reflexiva autônoma e/ou integrada, respeitando questões ético/legais relacionadas ao exercício profissional de cada área, a pessoas com necessidades biopsicossociais, nas diferentes fases do ciclo de vida e processos de saúde e doença, condições clínicas agudas ou crônicas por meio da aprendizagem vivencial e da aplicação como terapia complementar no contexto das ciência da saúde.

JUSTIFICATIVA DA ATIVIDADE

Dentre as doenças do neurodesenvolvimento, o Transtorno de Espectro Autista tem se tornado um problema crítico de saúde pública cuja prevalência nos últimos anos tem diminuído de 1 para 36 em crianças com 8 anos de idade, de acordo com estudo publicado pelo CDC’s Morbidity and Mortality Weekly Report (MMWR). É considerada como uma condição do neurodesenvolvimento apresentada ao longo da vida que é vista como um exemplo de variação entre as pessoas e clinicamente heterogênea. É associada a desordens e desafios diários, mas associada também a potenciais cognitivos e talentos. Acredita-se que crianças e adultos com TEA têm comunicação e interação social difíceis e mostram comportamentos, restritos, repetitivos e estereotipados, por interesses e atividades determinadas. Desta forma, o alvo do tratamento é a maximização da independência funcional e qualidade de vida, bem como a minimização do estresse por meio do suporte na aprendizagem, comunicação e desenvolvimento de habilidades cognitivas, bem como o manejo de comorbidades físicas e problemas relacionados à saúde mental. Dentro deste contexto, estudos de metanálise tem evidenciado que a TAE tem mostrado resultados significativos na melhora, principalmente, das habilidades sociais relacionadas ao transtorno, principalmente, pelo fato de a terapia envolver a interação humana e animal em um contexto externo aos “multi consultórios” nos quais a criança é exposta. Neste sentido, ofertar este curso é uma oportunidade de inserir a TAE como uma prática a ser ensinada, aprendida e experimentada no meio acadêmico e compartilhada a comunidade externa de profissionais da saúde e em formação implicando o conhecimento e possibilitar a aplicação desta terapia na prática clínica complementar em saúde. (xiao)

MÉTODO DE EXECUÇÃO

O curso será organizado por meio da aplicação dos 4 passos da aprendizagem experiencial (David Kolbi) e da taxonomia de Bloom (Bloom’s taxonomy) para desenvolvimento de objetivos de aprendizagem. As aulas serão conduzidas com atividades em ambiente virtual de aprendizagem (AVA-Moodle) assíncronas e atividades presenciais práticas no Centro de Terapia Assistida (Equoterapia Paraíso). As aulas presenciais serão oferecidas para inscrição nas terças-feiras das 08:00 às 11:00 horas (5 vagas) ou 13:00 às 16:00 horas (5 vagas), nas quintas-feiras das 08:00 às 11:00 horas (5 vagas) ou 13:00 às 16:00 horas (5 vagas) e no sábado das 8:00 às 11:00 horas (5 vagas) ou 13:00 as 16:00h (5 vagas), cada horário comporta uma turma de 5 alunos. As sessões presenciais (SP) correspondem às aulas propriamente ditas em que o professor/convidado estará em contato direto com o aluno no Centro de Terapia Assistida por Cavalo, cenário de aprendizagem experiencial (CAE) do curso, no qual haverá formação teórico-prática e contará com a participação ativa dos inscritos em todas as atividades conforme cronograma. Tomar-se-á o cuidado de optar por ferramentas que privilegiam a autonomia, a reflexão, a participação e a interação, para que todo o curso seja realizado com tranquilidade, precisão e para que ocorra, efetivamente, a construção do conhecimento de forma crítica e significativa. Quando pertinente, serão indicados textos complementares, a fim de melhorar o rendimento dos participantes e seus desempenhos. Poderão ser utilizadas: discussão de casos clínicos, apresentação de conteúdo com apoio de projetor, vídeos, palestra entre outros. As sessões assíncronas (SA) correspondem ao período de estudo autônomo teórico do aluno e as quais serão denominadas de estudo independente (EI). Para estas sessões serão utilizados os recursos do AVA (fóruns, chats, questionários, visualização de conteúdos, postagens de material entre outros). O curso será construído com apoio tecnológico do E-learning e a utilização do Sistema de Gestão de Aprendizagem Moodle (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment), sendo a sala de aula virtual solicitada para o NIT da UFCSPA, além dos recursos de correio eletrônico, para informar os participantes sobre o início das atividades, prazo de entrega de tarefas e para o contato com a pesquisadora na ocorrência de eventuais dúvidas. Para o desenvolvimento do curso serão utilizados computadores da UFCSPA, bem como notebook das organizadoras. A edição dos textos e apresentações será realizada nos softwares Google Apresentações®, PowerPoint® e Word®, ambos do pacote Microsoft Office®. As imagens e desenhos a serem utilizados serão obtidos em bancos de imagens gratuitos e livres na Internet e do arquivo próprio da pesquisadora. Durante cada módulo serão disponibilizados Fórum de discussão para compartilhamento de dúvidas e compreensão de leituras individuais que serão acompanhadas pelos moderadores. Ao final de cada módulo será disponibilizado uma atividade para registro da aprendizagem experiencial (RAE). Este deverá ser escrito até o final do curso e ao final deste culminará com a atividade de entrega de um Plano terapêutico integrado (PTI). Esta atividade final fechará os requisitos necessários para a conclusão do curso e a certificação básica em Terapia Assistida por Equino. Todas estas atividades irão compor a nota final alcançada pelo participante ao final da parte teórica e prática, sendo que, apenas aqueles que alcançarem 75% de aproveitamento, receberão certificado de conclusão do curso.

METODOLOGIA DA INSCRIÇÃO

Após aprovação do curso pela Pró Reitoria de Extensão da UFCSPA, o curso será divulgado em mídias sociais e no Instagram. Essa divulgação será realizada com auxílio de uma breve apresentação acerca do curso e seus objetivos e forma de organização. Aos interessados com interesse será disponibilizado link para inscrição via SiEx da UFCSPA, como limite de 30 vagas. O período de inscrição, conforme planejamento, será entre 25 a 29/09/2023 via formulário no Google forms. Este será divulgado nas mídias sociais e no instagram. Duração do curso: 02/10/2023 a 16/12/2023. Para sanar eventuais dúvidas dos participantes será disponibilizado um e-mail: terapiaassistidaporequino@gmail.com

ODS DA AGENDA 2030 DA ONU

dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável abarcam diferentes temas de aspectos ambientais ou sociais. O foco de todos eles é acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. Cada ODS é dividido em submetas, deixando mais claro as ações que cada país precisa tomar para atingir a vida sustentável dos seus cidadãos (e do seu meio ambiente). Assim como as metas de cada ODS, eles foram construídos de maneira que fossem interdependentes. Ou seja, quando um país conseguir atingir um deles, muito provavelmente, terá conseguido avançar em outros. De acordo com o Relatório 2020 dos ODS, o mundo está progredindo de forma irregular e insuficiente, com destaque às áreas de melhora da saúde materna e infantil. Desta forma, considerando-se o tema do curso e população atendida (Crianças com alteração no neurodesenvolvimento que utilizam a Terapia Assistida por Equino) compreende-se que os seguintes ODS estão envolvidos: ODS 2: Segurança Alimentar - tendo em vista que o objetivo é chegar a isso em 2030, daqui a oito anos tem como sub-metas do ODS 2 pontos importantes: garantir acesso de todas as pessoas a alimentos seguros, nutritivos e suficientes por todo ano, e acabar com todas as formas de má nutrição, incluindo-se crianças que têm alimento, mas não comem de forma nutritiva. Por isso o país precisa ficar de olho em índices de vários tipos, como a prevalência de atrasos no crescimento nas crianças menores de idade as quais incluem-se a população de crianças com alterações no neurodesenvolvimento como Transtorno de Espectro Autista que realizam terapia assistida por equino. ODS 3 - Saúde e bem-estar: assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades. A criança com TEA tem dentro de seu arcabouço de terapias, a terapia assistida por equino, mesmo não sendo incluída no rol de procedimentos da ANS e com evidências de melhora no bem-estar. ODS 4 - Educação de qualidade: assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. A criança com TEA tem dentro de seu arcabouço de terapias, a terapia assistida por equino, mesmo não sendo incluída no rol de procedimentos da ANS e com evidências de melhora no bem-estar, possibilitando melhor inclusão no ambiente escolar assim como melhora no seu desenvolvimento social. ODS 16 - Paz, justiça e instituições eficazes: promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis. A criança com TEA tem dentro de seu arcabouço de terapias, a terapia assistida por equino. Esta terapia não foi incluída no rol de procedimentos da ANS, mesmo com evidências de melhora no bem-estar e funcionalidade, e o seu acesso ainda é por meio judicial junto aos planos de saúde. Oferecer educação por meio deste curso a alunos de graduação na área da saúde poderá contribuir para o aprender experimentando e assim, oportunizar o futuro profissional atuar e observar os resultados desta terapia na graduação e, quem sabe, auxiliar na defesa da inclusão da TAE no rol de procedimentos da ANS.

INTERNACIONALIZAÇÃO DA UFCSPA

Poderá ter em um futuro.

PÚBLICO-ALVO

Público Interno, Público Externo, Docente, Discente.

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