03/10/2023 até 21/12/2023
27/09/2023 até 21/12/2023
21:00 Horas
Departamento de Educação e Humanidades
William Kirsch
Distância
• Identificar a organização discursiva própria do gênero IMRAD (Introduction, Methods, Results, Discussion); • Distinguir entre fato e opinião em artigos de pesquisa nas Ciências da Saúde; • Inferir o posicionamento dos autores do estudo científico com base no uso dos verbos no discurso indireto; • Reconhecer desenhos metodológicos observacionais e experimentais em relatos de pesquisa em língua inglesa.
Há uma crescente demanda por parte de profissionais de saúde e de futuros profissionais de saúde para a leitura e interpretação de textos acadêmicos e técnicos em língua inglesa tanto para suas atividades profissionais como acadêmicas. Entretanto, é notório que muitas vezes essses profissionais de saúde e futuros profissionais de saúde acabam por não ter o letramento suficiente em língua inglesa para desenvolver suas atividades. Desse modo, esse curso visa a prover a esse público -- tanto externo como interno à UFCSPA -- conceitos básicos aplicados à leitura de textos na área da saúde tanto de modo teórico como prático.
Haverá aulas síncronas e assíncronas. As aulas EAD assíncronas serão realizadas através da plataforma Moodle, normalmente na forma de tarefas de leitura, escrita e estudo da linguagem. Recursos: Vídeo, apresentação, slides, textos disponibilizados, podcast, jogos, quizzes; Atividades: Fórum, Wiki, Glossário, Lição, Questionário, Quizzes, jogos online. As aulas síncronas serão realizadas via Google Meets. A sala será testada no dia pelo ministrante com a ajuda de voluntários. O link para o encontro será disponibilizado no Moodle e também enviado por email aos participantes. As frequências serão computadas a partir de chamada (encontros síncronos) e realização de atividades (encontros assíncronos). Os encontros síncronos serão gravados e disponibilizados aos participantes no Moodle.
Inscrições via SIEX
4.4 Até 2030, aumentar substancialmente o número de jovens e adultos que tenham habilidades relevantes, inclusive competências técnicas e profissionais, para emprego, trabalho decente e empreendedorismo. Cumpre relembrar que a capacidade leitora em língua inglesa é uma habilidade fundamental para os profissionais em saúde.
Não
Público Interno, Público Externo, Docente, Discente, Técnico Administrativo da Instituição.
Data | Hora Início | Hora Fim | Atividade | Sala | Ministrante |
---|---|---|---|---|---|
13/10/2023 | 18:00 | 20:00 | Introdução ao curso e à Leitura em Língua Inglesa | Moodle |
William Kirsch
|
17/10/2023 | 18:00 | 20:00 | Estratégias de leitura | Moodle |
William Kirsch
|
24/10/2023 | 18:00 | 20:00 | Uso de teconologias de apoio | Moodle |
William Kirsch
|
31/10/2023 | 18:00 | 20:00 | Texto de Divulgação Científica na Área da Saúde | Moodle |
William Kirsch
|
06/11/2023 | 18:00 | 20:00 | Texto de Divulgação Científica na Área da Saúde: Uso de Pronomes | Moodle |
William Kirsch
|
13/11/2023 | 18:00 | 20:00 | Abstracts: leitura e interpretação | Moodle |
William Kirsch
|
20/11/2023 | 18:00 | 20:00 | Texto de Divulgação Científica na Área da Saúde: Uso de Conjunções | Moodle |
William Kirsch
|
28/11/2023 | 18:00 | 20:00 | O Artigo Científico na Área da Saúde: IMRAD e Abstracts | Moodle |
William Kirsch
|
11/12/2023 | 18:00 | 20:00 | Abstracts leitura e prática | Moodle |
William Kirsch
|
18/12/2023 | 18:00 | 20:00 | Abstracts: leitura e prática | Moodle |
William Kirsch
|
19/12/2023 | 22:00 | 23:00 | Avaliação | Moodle |
William Kirsch
|