Dietas relacionadas a doenças inflamatórias intestinais

Ofertas de Atividades
Período de Duração

31/05/2023 até 31/05/2023

Período de Inscrições

22/05/2023 até 31/05/2023

Duração

3:00 Horas

Promovido por

Liga de Gastroenterologia e Hepatologia

Curso de Medicina

Coordenação

Cristiane Valle Tovo

Modo da Atividade

Presencial


OBJETIVOS

O evento tem como objetivo proporcionar para as comunidades acadêmica e externa não só o compartilhamento de conhecimento teóricos, mas também as diferentes abordagens que são observadas na clínica e no tratamento do paciente no que tange ao tema “Doenças Inflamatórias Intestinais e as suas Dietas”, integrando conhecimentos das mais diversas áreas da saúde como a medicina e a nutrição. Busca-se focar na multidisciplinaridade, com o objetivo de relacionar temas diversos relacionados à patologia, seus profissionais atuantes e o contato com a comunidade interna e externa. Nesse sentido, tem-se como intenção a conscientização da população e dos profissionais sobre a extrema relevância dessa integração entre as áreas da saúde para melhor ajudar os pacientes com Doenças Inflamatórias Intestinais. Esse ideal virá, também, por meio dos temas propostos durante as palestras, assim como das perguntas realizadas pelo público para os palestrantes, difundindo, portanto, o conhecimento. Dessa forma, possibilitar-se-á espaço de aprendizagem com a viabilização de uma participação ativa pela interlocução entre palestrante e público via perguntas que serão lidas pelos apresentadores e respondidas pelos profissionais competentes.

JUSTIFICATIVA DA ATIVIDADE

As doenças inflamatórias intestinais, como a doença de Crohn e a retocolite ulcerativa, são condições crônicas que afetam o trato gastrointestinal e podem causar sintomas como dor abdominal, diarreia e perda de peso. Embora não haja cura para essas doenças, os pacientes podem gerenciar seus sintomas através de uma combinação de medicamentos e mudanças no estilo de vida, incluindo a dieta. A dieta desempenha um papel importante no manejo das doenças inflamatórias intestinais. Uma dieta saudável e equilibrada pode ajudar a reduzir a inflamação, minimizar os sintomas e promover a cicatrização intestinal. Por outro lado, uma dieta pobre pode piorar os sintomas e desencadear um surto da doença. Os pacientes com doenças inflamatórias intestinais devem seguir uma dieta que seja rica em nutrientes e fácil de digerir. Alguns alimentos que podem ajudar a reduzir a inflamação incluem frutas e vegetais ricos em antioxidantes, grãos integrais, peixes ricos em ômega-3, nozes e sementes. Por outro lado, alimentos que podem agravar a inflamação e piorar os sintomas incluem alimentos processados, laticínios, gorduras saturadas e alimentos ricos em açúcares. Além de seguir uma dieta saudável, os pacientes com doenças inflamatórias intestinais também podem se beneficiar de outras mudanças no estilo de vida, como praticar exercícios físicos regularmente, reduzir o estresse e evitar o tabagismo. Em conclusão, a dieta desempenha um papel crucial no manejo das doenças inflamatórias intestinais. Uma dieta saudável e equilibrada pode ajudar a reduzir a inflamação e minimizar os sintomas, enquanto uma dieta pobre pode piorar a condição. Por isso, é importante que os pacientes com essas condições trabalhem com um nutricionista e médico especializado para desenvolver um plano de dieta personalizado e adequado às suas necessidades individuais.

MÉTODO DE EXECUÇÃO

As palestras serão realizadas presencialmente no auditório do Hospital Santa Rita das 18:30 às 21:30 do dia 31/05/23. O evento ocorrerá em um único dia: haverá a presença de dois membros externos da organização como apresentadores, os quais serão os responsáveis por fazer tanto a apresentação dos palestrantes quanto a intermediação da comunicação destes com o público. A estrutura do evento segue o padrão: palestra 1 (cerca de 1 hora) e perguntas do público para a palestra 1; intervalo com coffee break, palestra 2 (cerca de 1 hora) e perguntas do público para a palestra 2. Após, haverá a finalização do dia de evento.

METODOLOGIA DA INSCRIÇÃO

A inscrição dos participantes será pela plataforma virtual de registros da UFCSPA, o SIUR. Para receber o certificado, é necessário estar inscrito na plataforma do SIUR e ter recebido a presença que será feita ao ingressar no auditório do hospital Santa Rita no dia do evento.

ODS DA AGENDA 2030 DA ONU

A proposta de atividade está vinculada a seguinte ODS: ODS 4 – Educação de qualidade: assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

INTERNACIONALIZAÇÃO DA UFCSPA

Não.

PÚBLICO-ALVO

Público Interno, Público Externo, Docente, Discente, Técnico Administrativo da Instituição.

Programação da Atividade

Data Hora Início Hora Fim Atividade Sala Ministrante
31/05/2023 18:30 21:30 Atividade de Extensão - Dietas relacionadas à Doenças Inflamatórias Intestinais Auditório do Hospital Santa Rita - Santa Casa
Carina Andriatta Blume
Isadora Zanotelli Bombassaro

Login


Se você é da comunidade interna da UFCSPA, por favor, digite o seu E-mail e Senha Institucional e clique em ENTRAR.

E-mail:
Senha:

Enviar Mensagem


0 / 500
Esta mensagem será enviada para a comissão organizadora do evento.