08/05/2023 até 10/07/2023
24/04/2023 até 08/05/2023
30:00 Horas
Departamento de Educação e Humanidades
Programa de Línguas Adicionais (PLA)
Rodrigo De Oliveira Lemos
Semipresencial
Objetivo geral: oferecer aos participantes um primeiro contato com a língua espanhola, trabalhando, a partir de textos, músicas, filmes e séries, tópicos de vocabulário, semântica, sintaxe e gramática. Objetivos específicos: ao final do curso, espera-se que os participantes sejam capazes de * compreender estruturas básicas da língua espanhola, bem como textos nos gêneros abordados, empregando as estratégias de leitura, compreensão e retomada desenvolvidas; * identificar a(s) ideia(s) ou o(s) tema(s) central(is) e pistas contextuais nos materiais trabalhados; * realizar inferências e interpretação contextual de palavras, estabelecendo relações intra- e extratextuais; * encontrar em um texto respostas para perguntas específicas; * compreender aspectos morfossintáticos e de estruturas da língua espanhola utilizados nos materiais de trabalho; * compreender o léxico utilizado nos materiais trabalhados e inferir significados de palavras ou expressões desconhecidas pelo contexto de uso; * fazer uso recursivo de dicionários mono- e bilíngues.
Objetivo 4 - Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos 4.4 Até 2030, aumentar substancialmente o número de jovens e adultos que tenham habilidades relevantes, inclusive competências técnicas e profissionais, para emprego, trabalho decente e empreendedorismo
O curso proposto faz parte do Programa de Línguas Adicionais (PLA), e se insere em uma política social de promoção dos conhecimentos para além dos muros da Universidade e, intramuros, para além dos currículos que compõem cada curso. Nesse sentido, insere-se também em uma política de humanização da saúde defendida pelos princípios da UFCSPA e objetiva colaborar com a qualificação do ensino do futuro profissional de todos os cursos de ciências da saúde oferecidos pela UFCSPA. Uma vez que o conhecimento não se processa de forma estanque e isolada, buscamos, através desta proposta, proporcionar à comunidade da UFCSPA, bem como à comunidade externa, a possibilidade de um primeiro contato com a língua espanhola. O conhecimento linguístico, aqui, será compartilhado de forma integrada, a partir de uma perspectiva intercultural e transdisciplinar a fim de aproximar seus aprendizes das questões culturais e identitárias que envolvem o idioma.
1) Atividades presenciais: - Aulas expositito-dialogadas - Práticas de leitura, escrita e conversa - Apresentações orais - Jogos 2) Atividades em EAD: - Leituras dirigidas - Participação em fóruns - Preparação de apresentações e de tarefas avaliativas - Jogos 3) Atividades avaliativas: - Serão realizadas individualmente e/ou em pequenos grupos e deverão ser desenvolvidas e entregues impreterivelmente nas datas acordadas no primeiro dia de aula. - A avaliação será composta por: * Tarefa avaliativa 1: peso 4 * Tarefa avaliativa 2: peso 5 * Autoavaliação: peso 1 - A nota final baseada na soma de todas as atividades de avaliação. - Para aprovação e certificação, o participante deverá ter 75% de presenças e aproveitamento mínimo equivalente a 7,0 no somatório das avaliações.
A UFCSPA conta com acordos de cooperação e de mobilidade acadêmica com várias universidades da América Latina e da Espanha, de modo que é importante retomar a oferta institucional dos cursos de língua espanhola na extensão.
As inscrições deverão ser realizadas via SIUR. Haverá disponibilidade de 25 vagas, preenchidas por ordem de inscrição. Serão disponibilizadas, também, 15 vagas de suplentes. Caso algum dos 25 inscritos não compareça à primeira aula e não justifique, os suplentes serão chamados, conforme ordem de inscrição. Devido à necessidade do mínimo de 75% de frequência para aprovação e certificação, os chamamentos de suplentes terão como data limite a terceira semana de aula.
Público Interno, Público Externo, Docente, Discente, Técnico Administrativo da Instituição.
Data | Hora Início | Hora Fim | Atividade | Sala | Ministrante |
---|---|---|---|---|---|
08/05/2023 | 15:00 | 17:30 | Apresentação da professora e do curso. Apresentação dos alunos. Frases de ajuda para serem utilizadas em aula. Espanhol: que língua é essa? Línguas faladas na Espanha. Presença do espanhol na América Latina e nos EUA. | 315 |
Ana Rachel Salgado
|
15/05/2023 | 15:00 | 17:30 | Dicionários de espanhol. Pronomes pessoais. Verbos “Ser” e “Estar”. Situações de uso formais e informais. Cumprimentos em situações formais e informais. Formas para abertura/fechamento de comunicações orais/escritas. | 315 |
Ana Rachel Salgado
|
20/05/2023 | 15:00 | 17:30 | Atividade de leitura e compreensão textual sobre conto de Julio Cortázar | Atividade EAD - Moodle |
Ana Rachel Salgado
|
22/05/2023 | 15:00 | 17:30 | Verbos reflexivos. Expressar hábitos. Pronomes / adjetivos possessivos. Adjetivos / pronomes demonstrativos. Profissões. | 315 |
Ana Rachel Salgado
|
29/05/2023 | 15:00 | 17:30 | Usos de Haber – Tener. Verbos com diptongación. Falsos cognatos. | 315 |
Ana Rachel Salgado
|
05/06/2023 | 15:00 | 17:30 | Atividade avaliativa 1 | 315 |
Ana Rachel Salgado
|
12/06/2023 | 15:00 | 17:30 | Gênero e número dos substantivos. Heterogenéricos. Pronomes interrogativos e exclamativos. | 315 |
Ana Rachel Salgado
|
19/06/2023 | 15:00 | 17:30 | Atividade de leitura e compreensão textual sobre conto de Isabel Allende | 315 |
Ana Rachel Salgado
|
24/06/2023 | 15:00 | 17:30 | Prazo para preparação e envio da versão prévia da Avaliação 2. | Atividade EAD - Moodle |
Ana Rachel Salgado
|
26/06/2023 | 15:00 | 17:30 | Usos de muy/mucho. Advérbios de tempo, frequência e intensidade. | 315 |
Ana Rachel Salgado
|
03/07/2023 | 15:00 | 17:30 | Pronomes reflexivos. Perífrase verbal: ir a + infinitivo. Complemento direto de pessoa. Advérbios e expressões de quantidade. Locuções adverbiais de quantidade. | 315 |
Ana Rachel Salgado
|
10/07/2023 | 15:00 | 17:30 | Atividade avaliativa 2 e encerramento do curso | 315 |
Ana Rachel Salgado
|