Curso de Escrita Criativa

Ofertas de Atividades
Período de Duração

05/05/2023 até 26/05/2023

Período de Inscrições

19/04/2023 até 26/05/2023

Duração

8:00 Horas

Promovido por

Núcleo Cultural

Núcleo de Cultura

Coordenação

Letícia Eichstaedt Mayer

Modo da Atividade

Presencial


OBJETIVOS

A oficina de escrita visa estimular a escrita de textos autorais a partir de diferentes gêneros literários, bem como oferecer recursos para que o participante saiba diferenciar os diferentes estilos textuais. Além disso, em todos os encontros serão realizados exercícios e oferecidas estratégias de desbloqueio criativo através da escrita.

JUSTIFICATIVA DA ATIVIDADE

Percebe-se que, cada vez mais, os textos que encontramos nas redes sociais e em outros meios, estão menores, instigando as pessoas a lerem ainda menos, ou seja, o nosso tempo de atenção para a leitura está reduzido. Junto com essa dificuldade de foco e de atenção, é frequente encontrarmos dificuldade no desenvolvimento de linhas de pensamentos mais longas, ou de interpretação de outras camadas que os textos nos propõem. Assim, é de extrema importância trazer nossos olhares para a literatura contemporânea, além de formas textuais diversas como textos não ficcionais, ensaios, diários, crônicas, poesias, bem como estimular as pessoas a se expressarem através da escrita. Entendendo que os temas literários e a atividade proposta abarcam aspectos culturais, foi através do formulário de inscrição de atividades proposto pelo Núcleo Cultural da Ufcspa que o presente curso começou a tomar forma. Desde então, temos trabalhado em conjunto tanto para a inscrição desse projeto na plataforma SIUR quanto estamos nos organizando para os futuros movimentos que envolvem a organização e a divulgação desse projeto de extensão.

MÉTODO DE EXECUÇÃO

Cada encontro vai envolver momentos de leitura, de escrita e de compartilhamento entre os participantes. Tudo conduzido pela mediadora de forma a criar um ambiente acolhedor de trocas e aprendizados. 05 de maio: poesias - leitura, análise do texto, exercício de escrita e trocas; 12 de maio: contos - leitura, análise do texto, exercício de escrita e trocas; 19 de maio: crônicas - leitura, análise do texto, exercício de escrita e trocas; 26 de maio: encontro de encerramento - a se construir a partir dos encontros anteriores juntamente com os participantes.

METODOLOGIA DA INSCRIÇÃO

- O curso contará com 50 vagas; - As inscrições devem ser feitas através do SIUR; - Terão direito a certificado aqueles que tiverem, no mínimo, 75% de frequência; - A certificação do curso será de 06h.

ODS DA AGENDA 2030 DA ONU

A promoção e salvaguarda da cultura são fins em si mesmo e perpassam a própria concepção dos ODS como um todo. Assim sendo a literatura, a escrita e os processos que envolvem a leitura e a interpretação textual, devem ser estimulados e promovidos pelas instituições de ensino.

PÚBLICO-ALVO

Público Interno, Público Externo, Docente, Discente, Técnico Administrativo da Instituição.

Programação da Atividade

Data Hora Início Hora Fim Atividade Sala Ministrante
05/05/2023 15:00 17:00 Curso de Escrita Criativa Anfiteatro Heitor M C Lima- Prédio 3
Letícia Eichstaedt Mayer
12/05/2023 15:00 17:00 Curso de Escrita Criativa Anfiteatro Heitor M C Lima - Prédio 3
Letícia Eichstaedt Mayer
19/05/2023 15:00 17:00 Curso de Escrita Criativa Anfiteatro Heitor M C Lima- Prédio 3
Letícia Eichstaedt Mayer
26/05/2023 15:00 17:00 Curso de Escrita Criativa Anfiteatro Heitor M C Lima- Prédio 3
Letícia Eichstaedt Mayer

Login


Se você é da comunidade interna da UFCSPA, por favor, digite o seu E-mail e Senha Institucional e clique em ENTRAR.

E-mail:
Senha:

Enviar Mensagem


0 / 500
Esta mensagem será enviada para a comissão organizadora do evento.