Distúrbios do equilíbrio hidroeletrolítico

Ofertas de Atividades
Período de Duração

29/05/2023 até 29/05/2023

Período de Inscrições

22/05/2023 até 29/05/2023

Duração

3:00 Horas

Promovido por

Liga de Medicina Interna

Curso de Medicina

Coordenação

Jorge Amilton Höher

Modo da Atividade

Presencial


INTRODUÇÃO

O ganho excessivo ou perda de água e eletrólitos levam a uma condição chamada de distúrbios hidroeletrolíticos. Os eletrólitos (sódio, potássio, cálcio, magnésio, cloro, fosfato, sulfato, bicarbonato, entre outros) são mantidos em uma estreita faixa de regulação no meio extracelular e intracelular e estão dissolvidos em água. Dentre os motivos para a precipitação destas situações estão incluídas as doenças respiratórias, renais, obesidade e uso de certas medicações, que estão cada vez mais prevalentes na população. Os distúrbios do equilíbrio hidroeletrolítico são de suma importância na área da saúde, pois representam uma quebra da homeostasia fisiológica, o que pode levar a condições fatais. Estes distúrbios são fatos comuns e recorrentes nas unidades de terapia intensiva, necessitando de diagnóstico e tratamento imediato para a segurança dos pacientes. Sendo assim, uma formação sólida sobre o tema é necessária. Portanto, a Liga Acadêmica de Medicina Interna promove o evento “Distúrbios do equilíbrio hidroeletrolítico”, que contará com palestrantes que são referência no tema. O evento terá caráter multidisciplinar, buscando a integração entre as profissões da área da saúde e sua atuação frente a esta urgência hospitalar.

OBJETIVOS

O presente evento tem por objetivo possibilitar aos acadêmicos o aprimoramento de seus conhecimentos acerca dos distúrbios hidroeletrolíticos. A atividade busca caracterizar o conceito de distúrbios hidroeletrolíticos; demonstrar sua relevância e prevalência no contexto da prática médica; correlacionar, clinicamente, os principais distúrbios hidroeletrolíticos com suas manifestações, com enfoque nos quadros de alcalose, acidose, distúrbios do sódio, potássio e cálcio, além de ensinar a interpretação dos exames de gasometria e eletrocardiograma que podem estar associados à algumas dessas condições; tornando possível, assim, seu diagnóstico e/ou prevenção, somado a uma intervenção terapêutica adequada. Dessa forma, o evento tem como papel contribuir para a capacitação dos futuros profissionais na temática, corroborando para que seja oferecido um tratamento de qualidade aos pacientes. Com a conformação presencial do evento, espera-se obter uma maior interação entre palestrantes e discentes, fomentando a discussão do assunto, sanando eventuais dúvidas e garantindo a melhor fixação do conteúdo ministrado.

ODS DA AGENDA 2030 DA ONU

A proposta esta de acordo com o ODS 4 da Agenda 2030 da ONU: “assegurando a Educação Inclusiva e Equitativa e de Qualidade, e promovendo oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos/ substancialmente aumentando o contingente de professores qualificados”.

INTERNACIONALIZAÇÃO DA UFCSPA

Não se aplica.

PÚBLICO-ALVO

Público Interno, Público Externo, Docente, Discente, Técnico Administrativo da Instituição.

Programação da Atividade

Data Hora Início Hora Fim Atividade Sala Ministrante
29/05/2023 18:00 21:00 Evento: Distúrbios do equilíbrio hidroeletrolítico Sala - 512
Jorge Amilton Höher
Laura Fuchs
Patricia Campos D Almeida Bianco

Login


Se você é da comunidade interna da UFCSPA, por favor, digite o seu E-mail e Senha Institucional e clique em ENTRAR.

E-mail:
Senha:

Enviar Mensagem


0 / 500
Esta mensagem será enviada para a comissão organizadora do evento.