Atenção à Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono

Ofertas de Atividades
Período de Duração

24/04/2023 até 24/04/2023

Período de Inscrições

24/03/2023 até 24/04/2023

Duração

2:30 Horas

Promovido por

Programa de Iniciação à Docência Atuação Fonoaudiológica na Apneia Obstrutiva do Sono por meio da Metodologia da Problematização

Liga de Motricidade Orofacial

Curso de Fonoaudiologia

Coordenação

Lisiane De Rosa Barbosa

Modo da Atividade

Presencial


OBJETIVOS

O evento “Atenção à Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono” visa proporcionar para a comunidade interna e externa um momento de educação continuada referente às alterações fisiopatológicas e fonoaudiológicas na Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS). O objetivo é oportunizar aos inscritos a participação como ouvintes e indagadores de explanações multiprofissionais, voltadas para profissionais da saúde, na troca de saberes sobre as atualidades relacionadas à atuação junto ao paciente com SAOS e como realizar a sua identificação.

JUSTIFICATIVA DA ATIVIDADE

A Apneia do Sono é caracterizada como um distúrbio que acarreta pausas na respiração ou períodos de respiração pouco profunda durante o sono, o que pode causar ‘microdespertares’ e dessaturação do oxigênio. Uma vez que a apneia interfere na qualidade do sono, os indivíduos afetados podem sentir-se extremamente sonolentos/cansados durante o dia, não identificando que têm tal condição; podem inclusive apresentar alterações nas áreas neurológicas e respiratórias, incluindo a redução de memória, déficit de atenção e modificações comportamentais significativas (como irritabilidade e labilidade emocional). O tratamento inclui alterações no estilo de vida, dispositivos bucais para ajudar a respirar e intervenções cirúrgicas, envolvendo a atuação multidisciplinar de profissionais da saúde das áreas da Fonoaudiologia e Medicina do Sono devido ao profundo entendimento que têm das áreas que causam esse distúrbio, podendo avaliar o paciente de maneira mais efetiva e recomendando uma intervenção assertiva para o problema. Além disso, considera-se de extrema importância discutir as atuais estratégias de tratamento e manejo da SAOS e seus sinais e sintomas, a fim de melhor informar estudantes e profissionais da área da saúde e sanar os possíveis questionamentos acerca do assunto.

MÉTODO DE EXECUÇÃO

O evento será presencial no auditório do Prédio II (Moacyr Scliar) e irá ocorrer em 1 dia, totalizando 2 horas de encontro. O público-alvo é composto pela comunidade discente, docentes, colaboradores da liga e comunidade externa. Para o desenvolvimento das ações será abordado o tema Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono e a atuação multidisciplinar no diagnóstico e no tratamento, com a participação de diferentes profissionais da área da saúde - incluindo a Medicina e a Fonoaudiologia. No final de cada palestra do evento será proporcionado um momento para tirar dúvidas por parte do público com os palestrantes. Maiores informações de acesso ao evento serão enviadas para os inscritos no dia do evento por e-mail. O registro de frequência dos inscritos (para emissão de certificado) e avaliação do evento (para aprimoramento das próximas atividades propostas) serão feitos por meio do preenchimento do formulário Google via QR-Code, que será disponibilizado na entrada do evento, entre às 18h e 18h30min. Ao final do evento, serão realizados sorteios com parceiros.

METODOLOGIA DA INSCRIÇÃO

As inscrições serão realizadas exclusivamente via SIUR UFCSPA.

ODS DA AGENDA 2030 DA ONU

O evento está vinculado ao ODS 3 da Agenda 2030 da ONU, representando Saúde e Bem Estar.

INTERNACIONALIZAÇÃO DA UFCSPA

Não.

PÚBLICO-ALVO

Público Interno, Público Externo, Docente, Discente, Técnico Administrativo da Instituição.

Programação da Atividade

Data Hora Início Hora Fim Atividade Sala Ministrante
24/04/2023 18:30 18:40 Abertura do evento Teatro Moacyr Scliar
Laura Battistin Schiavoni
Luiza Giudice Da Silva Cezar
24/04/2023 18:40 19:20 Atuação Fonoaudiológica na Apneia Obstrutiva do Sono Teatro Moacyr Scliar
Aline Prikladnicki
24/04/2023 19:20 19:35 Retirada de dúvidas Teatro Moacyr Scliar
Lisiane De Rosa Barbosa
24/04/2023 19:35 19:50 Intervalo Teatro Moacyr Scliar
Sem ministrante
24/04/2023 19:50 20:30 Apneia Obstrutiva do sono: como diagnosticar e o que fazer? Teatro Moacyr Scliar
Eduardo Garcia
24/04/2023 20:30 20:40 Retirada de dúvidas Teatro Moacyr Scliar
Lisiane De Rosa Barbosa
24/04/2023 20:40 21:00 Encerramento do evento Teatro Moacyr Scliar
Danielli Pires Vieira
Kamila Pruss Haack

Login


Se você é da comunidade interna da UFCSPA, por favor, digite o seu E-mail e Senha Institucional e clique em ENTRAR.

E-mail:
Senha:

Enviar Mensagem


0 / 500
Esta mensagem será enviada para a comissão organizadora do evento.