Fundamentos da Impressão 3D recorrendo-se a Fused Filament Fabrication (FFF) e Digital Light Processing (DLP)

Ofertas de Atividades
Período de Duração

05/05/2023 até 09/06/2023

Período de Inscrições

29/04/2023 até 09/06/2023

Duração

18:00 Horas

Promovido por

LABORATÓRIO DE INOVAÇÃO, PROTOTIPAGEM, EDUCAÇÃO CRIATIVA E INCLUSIVA

Coordenação

Gisele Orlandi Introíni

Modo da Atividade

Presencial


OBJETIVOS

Apresentar os conceitos de Fabricação Digital e do Movimento Maker, assim como exemplos de aplicações em acessibilidade no ensino e dispositivos médicos. Conhecer os principais softwares de importação de imagens médicas, modelagem digital e parametrização de arquivos. Alçar o conhecimento para manuseio e manutenção de maquinário de impressão 3D. Abordar as questões técnicas, éticas e de atendimento à legislação pertinente quando projetar e produzir protótipos e produtos.

JUSTIFICATIVA DA ATIVIDADE

O curso busca contribuir para a formação de profissionais de diversas áreas em um contexto de transformação constante no qual estamos inseridos. Nesse contexto, aborda e discute a Cultura Maker (cultura do faça você mesmo), o alinhamento com políticas preconizadas pela ONU como “fazer sem deixar ninguém para trás” (leaving no one behind), a adaptação e inserção de novas tecnologias no cotidiano e os desafios da criatividade para a geração de valor (tangível e intangível). No curso, serão apresentadas as experiências do LIPECIN no enfrentamento à pandemia de SARS-CoV-2 e nos desafios crescentes na Área de Educação, especialmente após o agravamento das desigualdades socioeconômicas nos últimos anos.

MÉTODO DE EXECUÇÃO

Aulas teóricas e práticas de modelagem (hands on). Exposição dos principais desafios na modelagem, impressão e pós-processamento de artefatos. Relatos de experiências vividas no LIPECIN. As atividades síncronas serão realizadas no Laboratório de Inovação, Prototipagem, Educação Criativa e Inclusiva do Centro de Inovação da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre em consonância com a Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Conteúdos extras de vídeos serão disponibilizados no canal do Youtube. Demais documentos, arquivos e atividades ficarão disponíveis em uma sala de aula do Google Classroom. A mesma sala será utilizada para disponibilizar comunicados e avisos aos participantes cadastrados. Dia 5/5/2023 às 15h: Prof. Gisele, Prof. Simone e Andréia farão a abertura do curso e introduzirão o tema. Dia 12/5/2023 às 15h: Guilherme apresentará tópicos sobre Movimento Maker, Imagiologia Médica e InVesalius. Dia 19/5 às 15h: Eduard apresentará sobre Modelagem 3D. Dia 26/5 às 15h: Thiago ministrará sobre Impressão 3D e seus maquinários. Os dias 2/6 e 9/6 serão reservados para atender possíveis demandas dos alunos presencialmente no LIPECIN.

METODOLOGIA DA INSCRIÇÃO

As inscrições serão realizadas através do SIUR. O curso será gratuito e presencial, contendo atividades online na plataforma MOODLE. A frequência com relação à participação nos encontros síncronos será controlada por planilha de presença. Este curso é destinado não somente a estudantes e professores que se interessam por Fabricação Digital, mas também ao público em geral que tiver curiosidade pelo assunto proposto.

ODS DA AGENDA 2030 DA ONU

4. EDUCAÇÃO DE QUALIDADE 9. INDÚSTRIA, INOVAÇÃO E INFRAESTRUTURA 10. REDUÇÃO DAS DESIGUALDADES

INTERNACIONALIZAÇÃO DA UFCSPA

Não.

PÚBLICO-ALVO

Público Interno, Público Externo, Docente, Discente, Técnico Administrativo da Instituição.

Programação da Atividade

Data Hora Início Hora Fim Atividade Sala Ministrante
05/05/2023 15:00 18:00 Abertura e Introdução ao Tema Laboratório de Inovação, Prototipagem, Educação Criativa e Inclusiva (Inserido no Centro de Inovação da Santa Casa)
Andreia Gomes Aires
Gisele Orlandi Introíni
Simone Schneider Amaral
12/05/2023 15:00 18:00 Movimento Maker, Imagiologia Médica e InVesalius Laboratório de Inovação, Prototipagem, Educação Criativa e Inclusiva (Inserido no Centro de Inovação da Santa Casa)
Guilherme Guimarães Scherengovski
19/05/2023 15:00 18:00 Modelagem 3D Laboratório de Inovação, Prototipagem, Educação Criativa e Inclusiva (Inserido no Centro de Inovação da Santa Casa)
Eduard Santos De Braga
21/05/2023 15:00 18:00 Impressão 3D e Seus Maquinários Laboratório de Inovação, Prototipagem, Educação Criativa e Inclusiva (Inserido no Centro de Inovação da Santa Casa)
Thiago Fagundes Gross
02/06/2023 15:00 18:00 Realização de Exercícios Propostos de Modo Supervisionados e Tiragem de Dúvidas Laboratório de Inovação, Prototipagem, Educação Criativa e Inclusiva (Inserido no Centro de Inovação da Santa Casa)
Andreia Gomes Aires
Eduard Santos De Braga
Gisele Orlandi Introíni
Guilherme Guimarães Scherengovski
Simone Schneider Amaral
Thiago Fagundes Gross
09/06/2023 15:00 18:00 Realização de Exercícios Propostos de Modo Supervisionados, Tiragem de Dúvidas e Encerramento Laboratório de Inovação, Prototipagem, Educação Criativa e Inclusiva (Inserido no Centro de Inovação da Santa Casa)
Andreia Gomes Aires
Eduard Santos De Braga
Gisele Orlandi Introíni
Guilherme Guimarães Scherengovski
Simone Schneider Amaral
Thiago Fagundes Gross

Login


Se você é da comunidade interna da UFCSPA, por favor, digite o seu E-mail e Senha Institucional e clique em ENTRAR.

E-mail:
Senha:

Enviar Mensagem


0 / 500
Esta mensagem será enviada para a comissão organizadora do evento.