Ciclo de Oficinas Narrativas

Ofertas de Atividades
Período de Duração

13/09/2023 até 23/11/2023

Período de Inscrições

06/09/2023 até 23/11/2023

Duração

6:00 Horas

Promovido por

Curso de Nutrição

Liga de Saúde da Família e Comunidade

Curso de Fonoaudiologia

Curso de Psicologia

Curso de Fisioterapia

Curso de Medicina

Curso de Biomedicina

Curso de Enfermagem

Núcleo Cultural

Coordenação

Maria Amélia Medeiros Mano

Modo da Atividade

Presencial


OBJETIVOS

Objetivo Geral: Proporcionar momentos de escrita (livre, poesia e crônica), livre de julgamentos, oportunizando o aprimoramento da comunicação através da linguagem escrita e oral. Objetivos Específicos: Incentivar a curiosidade e o contato com expressões artísticas, tais como a literatura, artes visuais e audiovisuais, música, entre outras. Reforçar que todos são capazes de produzir textos, sejam eles poesias, contos, crônicas, poemas, desmistificando a obrigatoriedade do uso de regramentos rígidos. Estabelecer a relação entre escrita e saúde Promover integração entre os participantes

JUSTIFICATIVA DA ATIVIDADE

A atividade de escrita está presente em diversos processos, dentre eles, a expressão e elaboração de sentimentos e pensamentos, o exercício da comunicação e o registro da história e da cultura. No que tange à saúde, a escrita pode se tornar uma aliada à promoção de saúde mental, através da escrita expressiva como recurso terapêutico [1], uma vez que “traduzir uma experiência em linguagem é uma maneira de torná-la mais visível, palpável e compreensível.” [1], auxiliando na compreensão de uma situação. Em relação ao exercício da comunicação, a escrita tem potencial para ser uma ferramenta do seu desenvolvimento. O processo de escrita criativa estimula o pensamento crítico, a escuta ativa e a expressão verbal, que são importantes na comunicação interpessoal - incluindo a relação entre profissional da saúde e paciente. [2] No que se refere ao registro da história, a qual é permeada pela cultura, a escrita também cumpre seu papel fundamental na descrição de vivências. “As narrativas possibilitam a articulação do individual com o social” [3]. No âmbito de saúde, a redação de histórias de pacientes propicia o desenvolvimento de valores humanísticos, empatia e maior reflexão sobre decisões e ações. [4] Quanto à forma de classificação dos textos, eles podem ser separados conforme diferentes funções e estruturas. Os gêneros textuais relacionam-se às funções sociais, dentro de situações comunicativas, que um texto pode exercer. São exemplos de gêneros textuais os poemas/poesias, crônicas, contos, cartas, novelas, entre outros. Já a tipologia textual refere-se à estrutura, objetivo e finalidade do texto; como exemplo, pode-se citar a narração, a descrição, a dissertação, entre outros. [5] Utilizando-se de tais recursos e aplicações da escrita, a Liga de Saúde da Família e Comunidade propõe o Ciclo de Oficinas Narrativas, atividade que busca unir a temática da saúde com expressões artísticas e culturais, através da literatura e reflexão em grupo. Referências 1 - Benetti IC, Oliveira WF. O poder terapêutico da escrita: quando o silêncio fala alto. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental, ISSN 1984-2147, Florianópolis, v.8, n.19, p.67-77, 2016. 2 - Cowen VS, Kaufman D, Schoenherr L. A review of creative and expressive writing as a pedagogical tool in medical education. Med Educ. 2016 Mar;50(3):311-9. doi: 10.1111/medu.12878. PMID: 26896016. 3 - Pereira EBF, Eugenio BG. Narrativas de formação: potencialidades e possibilidades para a pesquisa em educação. E-Mosaicos, [S.L.], v. 8, n. 18, p. 31-46, 23 set. 2019. Universidade de Estado do Rio de Janeiro. http://dx.doi.org/10.12957/e-mosaicos.2019.41983. 4 - Benedetto MACD. Narrativas em cuidados paliativos: um instrumento para ensinar e cuidar. Archivos en Medicina Familiar: Artículo Especial. Vol.20 (2) 85-94. 2018. 5 - Mendes AA, Bizello A, Bstista LM et al. Linguística textual e ensino. 2020.

MÉTODO DE EXECUÇÃO

O evento Ciclo de Oficinas Narrativas será realizado com a parceria do Núcleo Cultural da UFCSPA e conta com três dias de oficina, na modalidade presencial, nas quais serão trabalhados gêneros textuais diferentes, aplicados à saúde. As oficinas iniciam às 18h30 e tem previsão de 2h de duração. Dia 13/09/2023 (quarta-feira), 18h30: A poesia como instrumento de criatividade e bem-estar. Convidado: Juliano De Ros Consiste em um encontro com finalidade de treinar a capacidade de transformação e elaboração de pensamentos e sentimentos em palavras, através do fazer poético. O projeto se inicia com uma rodada de apresentação e uma explanação breve sobre conceitos de verso, poema, poesia, métrica, encadeamento de versos, rima, licença poética e um exemplo do que é um verso simples; em seguida, o tempo será dedicado para a escrita, primeiro de um verso simples e, depois de uma estrofe com quatro versos. Haverão rodadas para leitura e comentários acerca do que foi escrito. Ao final, o palestrante retomará a ideia da escrita de poemas como forma de externalização de sentimentos, do alcance da satisfação pessoal e da catarse ou sublimação dos tensionamentos da vida. O evento será encerrado com a leitura pelo palestrante de dois poemas previamente selecionados. Dia 28/09/2023 (quinta-feira), 18h30: Oficina de Escrita Criativa e sua relação com a comunicação em saúde. Convidada: Renata Pekelman A proposta consiste em uma oficina de escrita, guiada a partir de um mote (que pode ser um texto, uma música, uma imagem ou outra representação artística) a ser trazido pela palestrante, para incentivar a imaginação. Inicia-se com uma rodada de apresentação e a apresentação do mote. Após uma discussão breve sobre o conteúdo do mote, inicia-se o processo de escrita livre. Ao final, cada participante lê sua produção e há uma discussão conjunta. O objetivo dessa oficina é treinar a capacidade de escutar ativamente/observar um primeiro estímulo, absorvê-lo e transformá-lo em uma expressão original, orientada pelo primeiro estímulo. Isso se assemelha à comunicação em saúde, em que o profissional precisa escutar ativamente o paciente, interpretar e saber dar seguimento à comunicação utilizando suas próprias palavras. Dia 23/11/2023 (quinta-feira), 18h30: Oficina de Metanarrativa. Convidada: Maria Amélia Medeiros Mano Inicia-se com uma rodada de apresentação dos participantes. Após, a palestrante trará um estímulo para a escrita rápida (cerca de 5 minutos para todos, individualmente, construírem pequenas narrativas). Decorrido esse tempo, os participantes unem-se em pequenos grupos para construir narrativa única, a partir do que foi previamente escrito. A nova narrativa poderá ser uma história, um poema, uma crônica, uma carta. A autoria é conjunta, assim como o resultado. Um desafio de várias mãos e olhares sobre um universo.

METODOLOGIA DA INSCRIÇÃO

Inscrições pelo SIUR. Evento aberto e gratuito.

ODS DA AGENDA 2030 DA ONU

O evento está vinculado ao Objetivo 3, Saúde e Bem-estar. Segundo a ONU, o Objetivo 3 tem por meta “Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todas e todos, em todas as idades”.

INTERNACIONALIZAÇÃO DA UFCSPA

Não

PÚBLICO-ALVO

Público Interno, Público Externo, Docente, Discente, Técnico Administrativo da Instituição.

Programação da Atividade

Data Hora Início Hora Fim Atividade Sala Ministrante
28/09/2023 18:30 20:30 Ciclo de Oficinas Narrativas: Oficina de Escrita Criativa e sua relação com a comunicação em saúde. Prédio 3 UFCSPA - Sala 506 (5º andar)
Renata Pekelman
19/10/2023 18:30 20:30 Ciclo de Oficinas Narrativas: A poesia como instrumento de criatividade e bem-estar. Prédio 3 UFCSPA - Sala 506 (5º andar)
Juliano De Ros
23/11/2023 18:30 20:30 Ciclo de Oficinas Narrativas: Oficina de Metanarrativa. Prédio 3 UFCSPA - Sala 506 (5º andar)
Maria Amélia Medeiros Mano

Login


Se você é da comunidade interna da UFCSPA, por favor, digite o seu E-mail e Senha Institucional e clique em ENTRAR.

E-mail:
Senha:

Enviar Mensagem


0 / 500
Esta mensagem será enviada para a comissão organizadora do evento.