Fabricando e Brincando Digitalmente: Imersão das Professoras e Direção da Escola de Ensino Infantil "Pequenos Pesquisadores"

Ofertas de Atividades
Período de Duração

31/03/2023 até 24/11/2023

Período de Inscrições

23/03/2023 até 24/11/2023

Duração

19:00 Horas

Promovido por

Departamento de Ciências Básicas da Saúde

Departamento de Farmacociências

Laboratório de Inovação, Prototipagem, Educação Criativa e Inclusiva (LIPECIN)

Coordenação

Gisele Orlandi Introíni

Modo da Atividade

Presencial


OBJETIVOS

(1) Tornar possível a execução de trabalhos no Espaço Maker da UFCSPA-Santa Casa, pela escola “Pequenos Pesquisadores”, no qual o Laboratório de Inovação, Prototipagem, Educação Criativa e Inclusiva (LIPECIN) atua como uma plataforma de Ensino, Pesquisa e Extensão. (2) Gerar recursos didáticos (protótipos) que serão um dos pilares desse projeto. (3) Promover a criatividade e acessibilidade/inclusão de alunos com deficiências específicas. (4) Criar um acervo de materiais no laboratório de Fabricação Digital, os quais serão idealizados em sinergia com as educadoras e os alunos/as alunas. (5) Capacitar as professoras para a utilização dos equipamentos que viabilizarão a Fabricação Digital. (6) Fazer o upload em um repositório virtual de arquivos que possam ser impressos (tridimensionalmente), cortados a laser ou em fresadoras CNC em qualquer parte do globo. (7) Capitanear um festival STEAM no âmbito da escola “Pequenos Pesquisadores”.

JUSTIFICATIVA DA ATIVIDADE

Cabe as Universidades dialogarem com as Escolas para construírem coletivamente estratégias que mitiguem os impactos decorrentes da disseminação de SARS-CoV-2 pelas comunidades, especialmente as mais vulneráveis socialmente. O LIPECIN tem todas as potencialidades humanas e de maquinário CNC para trabalhar em uníssono com Escolas de Educação Infantil como a “Pequenos Pesquisadores” contribuindo para minimizar as lacunas de acesso a diversificados materiais pedagógicos (objetos físicos com heterogêneas finalidades didáticas). Segundo a literatura, o acesso a objetos físicos, táteis e tangíveis pode promover a aprendizagem entre as crianças proporcionando uma experiência mais "imersiva e real" da vida, permitindo a interação com elementos abstratos, como força, resistência, estabilidade, instabilidade, dinamismo etc. A criança recebe feedbacks hápticos, corretamente, mas depende da mediação de educadores para estabelecer a conexão entre o que está sentindo e seus conceitos subjacentes. Pode-se instigar a curiosidade sobre a Ciência “oculta” no artefato ao invés de aceitar simplesmente a descrição de suas texturas e nuances topográficas. No âmbito de nosso laboratório as professoras da escola infantil terão a oportunidade de aprender a trabalhar com maquinário CNC para a produção de objetos didáticos que facilitem o aprender nas diversificadas áreas do conhecimento humano (de acordo com o interesse da criança e proposta pedagógica da escola). A presente atividade se justifica pela urgência de Letramento Digital (acesso a Manufatura 4.0) a todos os indivíduos que trabalham com educação desde o ensino infantil ao superior.

MÉTODO DE EXECUÇÃO

Serão realizados encontros mensais nas últimas sextas-feiras de cada mês para a apresentação/compartilhamento dos conteúdos e acompanhamento das ideias/projetos das participantes, para a construção de objetos que possam colaborar com suas atividades de ensino. No final do curso, os protótipos/produtos serão apresentados pelas mesmas em um festival STEAM.

METODOLOGIA DA INSCRIÇÃO

As inscrições serão realizadas através do SIUR. O curso será gratuito e totalmente presencial. Público-alvo: professoras/coordenação/direção da EEI "Pequenos Pesquisadores" que se interessam por fabricação digital. Somente serão aceitas as inscrições feitas pelo público-alvo mencionado.

ODS DA AGENDA 2030 DA ONU

Nossas metas estão vinculadas ao ODS 4 da Agenda 2030 da ONU: “assegurando a Educação Inclusiva e Equitativa e de Qualidade, e promovendo oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos/ substancialmente aumentando o contingente de professores qualificados”. A Democratização do Letramento Digital (especialmente a preocupação em maximizar a capilaridade da Manufatura 4.0 em nossa teia social) faz com que estejamos vinculados ao ODS 9: “construindo infraestruturas resilientes, promovendo a industrialização inclusiva e sustentável e fomentando a inovação/aumentando significativamente o acesso às tecnologias de informação e comunicação e se empenhando para oferecer acesso universal” à laboratórios de Fabricação Digital. Finalmente, como somos signatárias/ signatários das ideias preconizadas pelo professor Seymour Papert, afirmamos que a capacidade competitiva se respalda no aprender. O que é verdade no âmbito individual é ainda mais fundamentado para as nações. A força competitiva de um país é diretamente proporcional à sua competência de aprendizado. Deste modo, também estamos alinhadas/ alinhados com o ODS 10: “reduzindo a desigualdade dentro dos países e entre eles/ garantindo a igualdade de oportunidades e reduzindo as desigualdades de resultados”, considerando que a democratização da Fabricação Digital é a antítese da exclusão de indivíduos neste importante momento histórico.

INTERNACIONALIZAÇÃO DA UFCSPA

De acordo com o Plano Institucional de Internacionalização da UFCSPA (2018), “não se pode desconsiderar a internacionalização da pesquisa e de seus sistemas e mecanismos de apoio, com o desenvolvimento e o suporte a redes de pesquisa internacionais, parcerias e projetos e à disseminação internacional da pesquisa.” A partir do momento em que é possível a criação de um acervo para o download de arquivos com a possibilidade de recriação com impressoras 3D, cortadora a laser ou outros tipos de máquinas CNC (em qualquer parte do globo), os laboratórios de Fabricação Digital contribuem para a internacionalização da nossa universidade. Todo objeto, como um modelo conceitual, criado no âmbito do LIPECIN está vinculado a disponibilização de um arquivo acompanhado de protocolo de reprodutibilidade garantindo a fidedignidade do produto. A premissa que rege o nosso trabalho é “a maior circulação de bits e a menor circulação de átomos”. Essa ideia preconizada por Neil Gershenfeld (MIT) viabiliza que ideias/inovações/soluções 4.0 desenvolvidas localmente possam apresentar impacto global.

PÚBLICO-ALVO

Público Externo.

Programação da Atividade

Data Hora Início Hora Fim Atividade Sala Ministrante
31/03/2023 15:00 17:00 Fabricando e Brincando Digitalmente: Tornamos Tangível o Intangível Sala 210 do Prédio 1
Gisele Orlandi Introíni
26/05/2023 13:00 15:00 Sala 210 do Prédio 1 Sala de Aula do Centro de Inovação
Jonas Szutkoski
Marla Narciso Godoi Biajoli
26/05/2023 15:00 17:00 Pedagogia da Inovação Sala 210 do Prédio 1
Simone Schneider Amaral
30/06/2023 13:30 15:30 Introdução ao Corte a Laser Sala 210 do Prédio 1
Julia Brum Abib
Luis Fernando Marcelino Braga
21/07/2023 14:00 17:00 Concretizando suas ideias pela Manufatura 4.0 Sala 210 do Prédio 1
Gisele Orlandi Introíni
Julia Brum Abib
Luis Fernando Marcelino Braga
25/08/2023 13:30 15:30 Introdução aos Softwares fundamentais para o Corte a Laser Espaço Maker do Centro de Inovação UFCSPA-Santa Casa
Julia Brum Abib
Luis Fernando Marcelino Braga
29/09/2023 15:00 17:00 Supervisão dos Arquivos para garantia de conceitos de Biologia, Física, Matemática e Química Espaço Maker do Centro de Inovação UFCSPA-Santa Casa
Ana Carolina Ribeiro Teixeira
Gisele Orlandi Introíni
Jonas Szutkoski
Marla Narciso Godoi Biajoli
Simone Schneider Amaral
27/10/2023 13:30 15:30 Produção dos Objetos Pedagógicos Espaço Maker do Centro de Inovação UFCSPA-Santa Casa
Julia Brum Abib
Luis Fernando Marcelino Braga
24/11/2023 15:00 17:00 Festival STEAM Escola “Pequenos Pesquisadores”
Gisele Orlandi Introíni

Login


Se você é da comunidade interna da UFCSPA, por favor, digite o seu E-mail e Senha Institucional e clique em ENTRAR.

E-mail:
Senha:

Enviar Mensagem


0 / 500
Esta mensagem será enviada para a comissão organizadora do evento.