02/05/2023 até 30/11/2023
17/04/2023 até 30/11/2023
264:00 Horas
Curso de Enfermagem
Aline Alves Veleda
Distância
Geral: Colaborar com os profissionais das equipes de saúde na atualização das evidências científicas disponíveis sobre a atenção obstétrica, com enfoque multiprofissional, para garantia de uma experiência positiva de parto e nascimento. Específicos: Realizar um curso de educação à distância para atualização de equipes de saúde sobre a atenção obstétrica. Possibilitar aos discentes da área da saúde espaços de formação qualificados para atenção obstétrica. Colaborar na disseminação do conhecimento referente a temática da saúde materno e neonatal junto à comunidade acadêmica e às equipes de saúde.
Esta é uma proposta de relevância e necessidade social, na medida em que se insere direta e indiretamente nas ações que visam a redução da mortalidade materna e neonatal, a garantia do acesso universal a serviços de saúde sexual e reprodutiva de qualidade, o incremento da qualificação de profissionais de cuidado e a eliminação de práticas nocivas e violentas nos serviços de saúde, indo ao encontro dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável adotados pelas Nações Unidas, em especial os objetivos 3 e 5, os quais dizem respeito respectivamente à Saúde e Bem estar e a Igualdade de gênero (ONU, 2023).
Esta é uma proposta de relevância e necessidade social, na medida em que se insere direta e indiretamente nas ações que visam a redução da mortalidade materna e neonatal, a garantia do acesso universal a serviços de saúde sexual e reprodutiva de qualidade, o incremento da qualificação de profissionais de cuidado e a eliminação de práticas nocivas e violentas nos serviços de saúde, indo ao encontro dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável adotados pelas Nações Unidas, em especial os objetivos 3 e 5, os quais dizem respeito respectivamente à Saúde e Bem estar e a Igualdade de gênero (ONU, 2023). Sabe-se que o Brasil apresenta um modelo de atenção ao trabalho de parto, parto e nascimento caracterizado pelo uso excessivo de intervenções obstétricas e neonatais, o que vem sendo debatido e substituído gradualmente por iniciativas de qualificação desse modelo, baseadas no uso apropriado da tecnologia, na inserção de cuidados baseados em evidências e na escuta respeitosa das mulheres (COSTA, FERREIRA, VIANA, 2021; MOREIRA et al, 2014; LEAL et al, 2016). Instituições públicas e privadas vêm trabalhando cada vez mais na qualificação dos profissionais para que se possa atingir a excelência e a humanização do cuidado ao parto e nascimento, demonstrando que políticas públicas bem conduzidas podem mudar o cenário da atenção, promovendo a redução do uso de tecnologias desnecessárias e de desfechos maternos e neonatais negativos, seguido do aumento da satisfação das mulheres com as experiências vividas de parto e nascimento (LEAL et al, 2019). A OMS indica que, uma das formas mais eficazes de estímulo ao parto normal é motivar ações de revisão e atualização das diretrizes clínicas, utilizando materiais educacionais e treinamentos em serviço para assegurar que a assistência reflita a evidência atual (OMS, 2015a). Pode-se perceber que este curso é uma ação necessária coletivamente e que vem ao encontro dos objetivos destacados na Política Nacional de Extensão Universitária (2012), tais como: possibilitar novos meios e processos de produção, inovação e disponibilização de conhecimentos e estimular a utilização das tecnologias disponíveis para ampliar a oferta de oportunidades e melhorar a qualidade da educação em todos os níveis. Por meio das ações desenvolvidas pretende-se colaborar com a construção conjunta de uma assistência humanizada e qualificada, pautada nas evidências científicas disponíveis e respeitando as recomendações da OMS. Além disso, trata-se de um projeto com impacto social na medida em que suas ações qualifica profissionais para o atendimento de mulheres e famílias, atua com estas populações de forma direta e ainda colabora com a formação em saúde humanizada e de excelência, cumprindo com seu objetivo de articular ensino e pesquisa, de modo a viabilizar uma relação transformadora com a sociedade. Torna-se necessário um reforço na educação permanente dos profissionais, com maior enfoque nas boas práticas de atenção ao parto, impulsionando a interprofissionalidade, a integração entre os serviços, aprimorando a gestão do cuidado, utilizando um modelo baseado em evidências científicas e que valorize a humanização, a segurança e a garantia dos direitos das mulheres (FIGUEIREDO et al, 2022; CARVALHO; AMORIM; SANTANA; GOTEMMS, 2019). Espera-se com a continuidade desta ação contribuir com a redução da mortalidade materna e infantil, com a educação para promoção da saúde e da qualidade de vida e com a qualificação dos profissionais atuantes junto à área obstétrica para o uso das melhores evidências disponíveis. Impactos estes cuja avaliação vai muito além da numérica, possuindo benefícios muitas vezes não quantificáveis, mas que influenciam consideravelmente no futuro das próximas gerações.
Modalidade: Este curso será desenvolvido na modalidade a distância para que possa oportunizar acesso a diferentes pessoas interessadas, tendo maior abrangência e possibilitando maiores chances de diversidade no público e interprofissionalidade. Descrição das atividades síncronas: Serão realizadas três momentos síncronos durante o curso, sendo eles: 1. Abertura do curso de extensão, no primeiro dia de atividade, com um encontro via Google Meet com envio prévio via Moodle do link de acesso à sala virtual. 2. Ao final do primeiro trimestre, com um encontro via Google Meet com envio prévio via Moodle do link de acesso à sala virtual e data agendada com um mês de antecedência. 3. Ao final do curso, no último dia de atividade, com um encontro via Google Meet com envio prévio via Moodle do link de acesso à sala virtual e data agendada com um mês de antecedência. Descrição das atividades assíncronas: Materiais incluídos semanalmente, conforme cronograma apresentado no primeiro dia de atividade síncrona e disponibilizado via Moodle. Módulos:Todas as atividades dos módulos serão aulas expositivas, com apresentações, leitura de artigos científicos e algumas aulas selecionadas gravadas. A cada fim de módulo haverá um questionário sobre os principais assuntos estudados, disponibilizado na plataforma Moodle através de um link no Google forms, para testar o conhecimento adquirido naquele módulo, a devolutiva das questões ocorre no próprio formulário. Este questionário não terá caráter avaliativo, mas deverá ser utilizado como uma ferramenta de autoavaliação de conhecimentos. Módulo 1: A Legislação Brasileira e a Assistência ao Parto e ao Nascimento no Brasil, Diretrizes de Assistência e Estímulo ao Parto Normal, Humanização do Parto e do Nascimento. Módulo 2: Clínica obstétrica parte, Alterações clínicas na gestação, Emergências obstétricas, Indicações de cesárea Módulo 3: Near Miss, Covid-19 na gestação, parto e amamentação, Assistência de Doula, Inclusão e acessibilidade, Luto, Parto humanizado, Procedimentos e evidências, Violência obstétrica Aula extra síncrona sobre internacionalização. Ambiente virtual de aprendizagem: Moodle - UFCSPA. Público-alvo: Profissionais de saúde que se interessem pela área obstétrica ou que trabalhem na área, docentes que se interessem pela temática e acadêmicos de cursos de graduação na área da saúde. Número de participantes: estima-se um máximo de 50 participantes no curso, isso para que a equipe de organizadoras e tutoras possam dar conta do seguimento de respostas aos inscritos. Temática do evento: A temática do evento diz respeito a atualização na área obstétrica, enfocando as evidências científicas atualizadas para o cuidado humanizado à mulheres e famílias durante o período gravídico-puerperal. A modalidade EAD e o uso do AVA Moodle adequa-se na medida que possibilitará a liberação periódica de materiais produzidos e a tutoria e acompanhamento próximo dos participantes. Controle de participação: A participação será controlada a partir de consulta aos relatórios de logs ativos e movimentações dos participantes nas atividades semanais propostas. Gerenciamento da atividade: a atividade será gerenciada pelas docentes tutora e discentes voluntárias do Projeto de Extensão ao qual a proposta está vinculada. As atividades síncronas serão transmitidas utilizando-se a plataforma Google Meet, com envio prévio via Moodle do link de acesso à sala de encontro, não necessitando testes anteriores de realização. Estas atividades ficarão gravadas e serão inseridas no Moodle do curso. Método para registro de frequência: a frequência será registrada por meio dos logs ativos no Moodle por atividade registrada em relatório, bem como na realização e entrega de atividades avaliativas trimestrais. O participante fará jus a certificado de participante de acordo com os seguintes critérios: frequência mínima de 75%; avaliação de aproveitamento, por meio de exercício avaliativo tri
Sim, a temática tem potencialidade de internacionalização. Pretende-se entrar em contato com docentes pesquisadores parceiros da Universidade de Huelva, instituição cuja docente coordenadora da proposta é parceira científica de pesquisa, para viabilizar a participação a distância de alunos e colegas.
A inscrição será gratuita, exclusivamente via SIUR e deverá ser realizada até o dia de abertura do curso. O curso ficará disponível na página do Moodle específica até um mês após a finalização para que os profissionais possam fazer uma revisão se acharem necessário e dialogarem com a equipe de tutores.
Público Interno, Público Externo, Docente, Discente.
Data | Hora Início | Hora Fim | Atividade | Sala | Ministrante |
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02/05/2023 | 18:00 | 22:00 | Atividade síncrona: Abertura do curso de extensão | Sala Virtual Moodle e Sala de encontro virtual via Google Meet |
Aline Alves Veleda
Ana Paula Scheffer Schell Da Silva
Débora Fernandes Coelho
Fabrício Da Cunha Moraes
Juliana Silva Gomes
Thayná Fernandes Oliveira Silva
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09/05/2023 | 08:00 | 22:00 | Aula assíncrona Módulo 1: Diretrizes de Assistência e Estímulo ao Parto Normal | Sala Virtual Moodle |
Débora Fernandes Coelho
Thayná Fernandes Oliveira Silva
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16/05/2023 | 08:00 | 22:00 | Aula assíncrona Módulo 1: Humanização do Parto e do Nascimento. parte 1 | Sala Virtual Moodle |
Aline Alves Veleda
Thayná Fernandes Oliveira Silva
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23/05/2023 | 08:00 | 22:00 | Aula assíncrona Módulo 1: Humanização do Parto e do Nascimento. parte 2 | Sala Virtual Moodle |
Débora Fernandes Coelho
Fabrício Cunha Moraes
Thayná Fernandes Oliveira Silva
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06/06/2023 | 08:00 | 22:00 | Aula assíncrona Módulo 2: Clínica obstétrica parte 1 | Sala Virtual Moodle |
Aline Alves Veleda
Thayná Fernandes Oliveira Silva
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13/06/2023 | 08:00 | 22:00 | Aula assíncrona Módulo 2: Clínica obstétrica parte 2 | Sala Virtual Moodle |
Débora Fernandes Coelho
Thayná Fernandes Oliveira Silva
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20/06/2023 | 08:00 | 22:00 | Aula assíncrona Módulo 2: Clínica obstétrica parte 3 | Sala Virtual Moodle |
Thayná Fernandes Oliveira Silva
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27/06/2023 | 08:00 | 22:00 | Aula assíncrona Módulo 2: Alterações clínicas na gestação | Sala Virtual Moodle |
Aline Alves Veleda
Thayná Fernandes Oliveira Silva
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04/07/2023 | 08:00 | 22:00 | Aula assíncrona Módulo 2: Emergências obstétricas | Sala Virtual Moodle |
Débora Fernandes Coelho
Fabricio Da Cunha Moraes
Thayná Fernandes Oliveira Silva
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11/07/2023 | 08:00 | 22:00 | Aula assíncrona Módulo 2: Indicações de cesárea | Sala Virtual Moodle |
Débora Fernandes Coelho
Fabrício Da Cunha Moraes
Thayná Fernandes Oliveira Silva
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18/07/2023 | 18:00 | 22:00 | Atividade síncrona: Encontro trimestral de diálogo | Sala Virtual Moodle e Sala de encontro virtual via Google Meet |
Aline Alves Veleda
Ana Paula Scheffer Schell Da Silva
Débora Fernandes Coelho
Fabrício Da Cunha Moraes
Thayná Fernandes Oliveira Silva
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25/07/2023 | 08:00 | 22:00 | Atividade assíncrona Módulo 3: Near Miss | Sala Moodle |
Débora Fernandes Coelho
Thayná Fernandes Oliveira Silva
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01/08/2023 | 08:00 | 22:00 | Atividade assíncrona Módulo 3: Covid-19 na gestação, parto e amamentação | Sala Moodle |
Aline Alves Veleda
Thayná Fernandes Oliveira Silva
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08/08/2023 | 08:00 | 22:00 | Atividade assíncrona Módulo 3: Assistência de Doula | Sala Moodle |
Aline Alves Veleda
Thayná Fernandes Oliveira Silva
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15/08/2023 | 08:00 | 22:00 | Atividade assíncrona: Inclusão e acessibilidade na atenção obstétrica | Sala Moodle |
Fabrício Cunha Moraes
Juliana Silva Gomes
Thayná Fernandes Oliveira Silva
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22/08/2023 | 08:00 | 22:00 | Atividade assíncrona Módulo 3: Luto na atenção obstétrica | Sala Moodle |
Fabrício Cunha Moraes
Thayná Fernandes Oliveira Silva
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29/08/2023 | 08:00 | 22:00 | Atividade assíncrona Módulo 3: Mais um pouco de discussão sobre o Parto humanizado | Sala Moodle |
Débora Fernandes Coelho
Juliana Silva Gomes
Thayná Fernandes Oliveira Silva
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05/09/2023 | 08:00 | 22:00 | Atividade assíncrona Módulo 3: Procedimentos e evidências científicas | Sala Moodle |
Fabricio Cunha Moraes
Juliana Silva Gomes
Thayná Fernandes Oliveira Silva
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12/09/2023 | 08:00 | 22:00 | Atividade assíncrona Módulo 3: Violência Obstétrica | Sala Moodle |
Débora Fernandes Coelho
Fabricio Da Cunha Moraes
Juliana Silva Gomes
Thayná Fernandes Oliveira Silva
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19/09/2023 | 08:00 | 22:00 | Aula extra: A internacionalização da pesquisa sobre humanização do parto e nascimento | Sala Moodle |
Aline Alves Veleda
Thayná Fernandes Oliveira Silva
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26/09/2023 | 18:00 | 22:00 | Atividade síncrona: Fechamento do curso e avaliação dos participantes | Ambiente virtual Google Meet |
Aline Alves Veleda
Ana Paula Scheffer Schell Da Silva
Débora Fernandes Coelho
Fabrício Cunha Moraes
Juliana Silva Gomes
Thayná Fernandes Oliveira Silva
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