Lavagem Nasal: benefícios e modo de fazer.

Ofertas de Atividades
Período de Duração

26/03/2023 até 26/03/2023

Período de Inscrições

08/03/2023 até 26/03/2023

Duração

4:00 Horas

Promovido por

Curso de Nutrição

Liga de Saúde da Família e Comunidade

Curso de Fonoaudiologia

Curso de Fisioterapia

Curso de Medicina

Curso de Biomedicina

Curso de Enfermagem

Coordenação

Maria Amélia Medeiros Mano

Modo da Atividade

Presencial


OBJETIVOS

Objetivo Geral: Informar a população geral de Porto Alegre - RS que frequente o Parque da Redenção acerca da lavagem nasal. Objetivos Específicos: - Orientar a comunidade externa sobre a realização da técnica de lavagem nasal; - Informar sobre os benefícios da realização da lavagem nasal e quando ela pode ser realizada. - Elucidar dúvidas que a população possa ter sobre o tema.

JUSTIFICATIVA DA ATIVIDADE

Atualmente, muitas pessoas sofrem de desconforto ou entupimento das narinas, seja pela mudança de temperatura, alergia a pelos e plumas, resfriado e, até mesmo, por conta da rinite alérgica. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 30% da população brasileira tem rinite alérgica; quadro que costuma se agravar durante a primavera. Desse modo, a lavagem nasal pode ser um instrumento importante para melhora da sintomatologia; bem como evitar o uso demasiado de medicações descongestionantes nasais. Em resumo, a lavagem nasal é um procedimento realizado com soro fisiológico (que é uma solução de cloreto de sódio a 0,9% com água destilada) que busca limpar a cavidade nasal interna, diminuindo a inflamação das vias aéreas e a formação de muco que entope o nariz. Dentre as suas recomendações, tem-se o alívio de sintomas de gripes, resfriados e sinusite. Segundo a revisão elaborada por King D et al (2015), o uso de solução salina no tratamento dos sintomas das infecções agudas das vias aéreas superiores, como o acúmulo de secreção nasal e a dificuldade respiratória, se mostrou efetivo e ainda reduziu o uso de descongestionantes nasais. Apesar de ser uma prática comum, existem muitas dúvidas acerca do uso e realização correta da lavagem nasal, principalmente devido a propagação de falsas informações ou informações incompletas. Desse modo, a Liga de Saúde da Família e Comunidade da UFCSPA tem o intuito de informar e esclarecer as dúvidas da população acerca da lavagem nasal. Os materiais utilizados para a realização do procedimento de lavagem nasal basicamente são seringa e soro fisiológico. Entretanto, muitas pessoas não têm a informação a respeito de que esses são os materiais que devem ser utilizados e de que forma podem obtê-los de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde. Além disso, a quantidade recomendada de soro fisiológico utilizado para a lavagem nasal varia de acordo com a faixa etária do paciente - para bebês e crianças, utiliza-se 5 ml de soro em cada narina; já os adultos necessitam de 20 ml -. Dessa forma, é necessário que o paciente seja orientado quanto ao tamanho da seringa que será utilizada para realização do procedimento e também quanto à posição correta da cabeça durante o procedimento. Dessa forma, considerando os inúmeros benefícios mencionados - tais como a prevenção de infecções agudas das vias aéreas superiores e episódios de dificuldade respiratória - e, sendo a lavagem nasal um procedimento de fácil realização, baixo custo, sem grandes contraindicações ou complicações, acredita-se que a realização desse evento de extensão pode beneficiar de forma significativa a comunidade como um todo.

MÉTODO DE EXECUÇÃO

O evento de extensão “As Funções da Lavagem Nasal” é gratuito e aberto para toda a comunidade. A sua realização será dividida em dois momentos, o primeiro consiste na elaboração dos materiais necessários e a segunda na realização do evento propriamente dito. No primeiro momento, será elaborado um vídeo para as plataformas instagram (@lasfc.ufcspa), youtube e drive das ligas supracitadas, ensinando a realização da lavagem nasal. Esse vídeo será divulgado uma semana antes do dia 26 de março de 2023. Concomitante a isso, serão elaborados de cartazes com frases chamativas e panfletos, os quais conterão tópicos rápidos sobre a Lavagem Nasal, além do QR code que direciona o participante para os vídeos anteriormente produzidos. Tais materiais serão distribuídos no dia do evento. No dia 26 de março de 2023, das 14h às 18h, os participantes da liga estarão dispostos em um gazebo, no parque da redenção com uma bancada com os utensílios necessários para realização da lavagem nasal. O objetivo não é realizar a lavagem nos transeuntes, a fim de evitar contato com secreções, mas poder mostrar o que é necessário e como é uma atividade simples. Além disso, será utilizado um modelo anatômico das vias olfatórias para ilustrar o caminho do soro fisiológico durante a lavagem nasal, conforme disponibilidade do laboratório de habilidades. Em caso de chuva ou mau tempo, o evento será postergado para o domingo subsequente.

METODOLOGIA DA INSCRIÇÃO

Não é necessária inscrição prévia. O evento é aberto ao público.

ODS DA AGENDA 2030 DA ONU

O evento está vinculado ao objetivo 3, Saúde e Bem-estar. Segundo a ONU, o objetivo 3 tem por meta “Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todas e todos, em todas as idades”. O projeto tem por objetivo promover a divulgação do conhecimento e diálogo sobre lavagem nasal. Com o intuito de promover o bem-estar da população e prevenir o agravo de doenças não transmissíveis resultantes da falta dessa prática ou de sua execução incorreta.

INTERNACIONALIZAÇÃO DA UFCSPA

Não

PÚBLICO-ALVO

Público Interno, Público Externo, Docente, Discente, Técnico Administrativo da Instituição.

Programação da Atividade

Data Hora Início Hora Fim Atividade Sala Ministrante
26/03/2023 14:00 18:00 Lavagem nasal: benefícios e modo de fazer. Parque da Redenção
Sem ministrante

Login


Se você é da comunidade interna da UFCSPA, por favor, digite o seu E-mail e Senha Institucional e clique em ENTRAR.

E-mail:
Senha:

Enviar Mensagem


0 / 500
Esta mensagem será enviada para a comissão organizadora do evento.