Curso de Formação de Contadores de Histórias 2023/1

Ofertas de Atividades
Período de Duração

13/06/2023 até 27/06/2023

Período de Inscrições

31/05/2023 até 12/06/2023

Duração

15:00 Horas

Promovido por

Programa de Extensão Contação de Histórias na Promoção da Saúde 2022

Departamento de Educação e Humanidades

Coordenação

Luciana Boose Pinheiro

Modo da Atividade

Distância


OBJETIVOS

Planejar, organizar e desenvolver um curso de formação de contadores de histórias para profissionais formados e acadêmicos de outras IES. Oferecer à comunidade o Curso de Extensão previsto no Programa de Extensão Contação de Histórias na Promoção da Saúde, aprovado pelo Edital PROBEXT 2021. Qualificar a formação continuada do profissional da saúde sob a perspectiva do atendimento humanizado em saúde por meio da literatura. Qualificar a formação continuada dos estudantes da área da saúde sob a perspectiva do atendimento humanizado em saúde por meio da literatura. Propiciar reflexões acerca do papel dos atuantes em saúde nos processos de saúde e de doença. Ressignificar a prática cotidiana dos profissionais e estudantes.

JUSTIFICATIVA DA ATIVIDADE

Curso vinculado ao Programa de Extensão Contação de Histórias na Promoção da Saúde, o qual é ofertado na UFCSPA desde 2012. Oferecido ao público externo, é uma das formas de socializar este conhecimento produzido pela UFCSPA com a comunidade. Justifica-se pela necessidade de formação continuada e humanizada dos profissionais e alunos externos da área da Saúde e pelo compromisso da universidade em seu papel social neste processo.

MÉTODO DE EXECUÇÃO

O Curso será desenvolvido da forma EAD-EM, com aulas síncronas (via plataforma GoogleMeet) e assíncronas (via plataforma Moodle). São 15 horas de curso que contemplam: aulas práticas de contação de histórias, aulas teóricas, outras atividades. Os participantes serão cadastrados no ambiente Moodle pelas bolsistas do Programa em sala já existente denominada "Curso de Formação de Contadores de Histórias", e por lá receberão o link para as aulas síncronas via GoogleMeet que não serão gravadas, pois é necessário a presença do aluno durante a aula síncrona. A condição para a aprovação no curso será a assistência em tempo real da carga horária síncrona do curso. O registro da frequência síncrona dar-se-á via registro no chat e controle pelas bolsistas do Programa durante a aula. Já o cômputo das horas assíncronas dar-se-á via entrega de atividades propostas no ambiente moodle no prazo estabelecido. Também será disponibilizado termo de autorização do uso de imagem e voz para que os alunos preencham durante o tempo do curso.

METODOLOGIA DA INSCRIÇÃO

Via SIUR. Ressaltamos que este cadastro faz-se necessário para a certificação, uma vez que o Curso/Programa está aprovado pelo Edital PROBEXT.

PÚBLICO-ALVO

Público Interno, Público Externo, Docente, Técnico Administrativo da Instituição.

Programação da Atividade

Data Hora Início Hora Fim Atividade Sala Ministrante
13/06/2023 19:00 22:00 A TEORIA E A PRÁTICA DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS Google Meet
Luciana Boose Pinheiro
15/06/2023 19:00 22:00 ATIVIDADES DE HUMANIZAÇÃO EM SAÚDE ASSÍNCRONA
Luciana Boose Pinheiro
20/06/2023 19:00 22:00 CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: ASPECTOS PRÁTICOS E EPISTEMOLÓGICOS Google Meet
Luciana Boose Pinheiro
22/06/2023 19:00 22:00 PROJETO DE APLICAÇÃO DE PLANEJAMENTO DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS ASSÍNCRONA
Luciana Boose Pinheiro
27/06/2023 19:00 22:00 SELECIONANDO E PREPARANDO TEXTOS - CONTANDO HISTÓRIAS Google Meet
Luciana Boose Pinheiro

Login


Se você é da comunidade interna da UFCSPA, por favor, digite o seu E-mail e Senha Institucional e clique em ENTRAR.

E-mail:
Senha:

Enviar Mensagem


0 / 500
Esta mensagem será enviada para a comissão organizadora do evento.