Curso de Primeiros Socorros para Professores

Ofertas de Atividades
Período de Duração

10/10/2022 até 26/10/2022

Período de Inscrições

19/09/2022 até 02/10/2022

Duração

16:00 Horas

Promovido por

Liga de Emergência e Trauma

Projeto de Extensão Oficina de Primeiros Socorros

Coordenação

Antônio Rogério Proença Tavares Crespo

Modo da Atividade

Distância


OBJETIVOS

O Curso de Primeiros Socorros tem o intuito de promover o debate e o aprofundamento do estudo sobre situações de socorro básico mais prevalentes no ambiente escolar através de um curso na modalidade a distância direcionado a professores e demais profissionais da área de educação.

JUSTIFICATIVA DA ATIVIDADE

Atividades diárias e comuns podem se transformar subitamente em situações de emergência quando alguma intempérie se estabelece, o que acaba por colocar em risco a vida de alguém - ou em alguns casos, a sua própria vida. Como exemplo, têm-se desde casos de crianças que, ao se alimentarem, se engasgam de repente até alunos que têm uma torção durante a aula de educação física. Em ambas ocorrências - e em diversas outras -, saber como agir de maneira segura, eficiente e rápida é essencial para minimizar os danos e promover, na medida do possível, um cuidado físico e psicológico à vítima. O grande espectro de situações potencialmente perigosas que possam acontecer no ambiente escolar exige uma abordagem diversa, que seja capaz de abarcar a multiplicidade de variáveis envolvidas no atendimento de primeiros socorros. Contudo, antes de esmiuçar as particularidades, é preciso desenvolver uma sensação de segurança que guie condutas racionalizadas e embasadas em protocolos nacionais e que sejam aplicáveis nos diversos cenários da educação brasileira. . A partir disso, entende-se a importância de apresentar conjunturas de emergência antes que elas de fato ocorram, eliminando o fator surpresa, uma vez que o professor (ou outro profissional) pode rememorar o procedimento base e estipular um pensamento mais seguro e com menos improvisos. Ainda, saber como lidar frente a emergências com crianças, as quais podem apresentar diversas reações frente a tais situações, é relevante para o correto manejo da situação tendo em vista as particularidades desse público. E a partir disso, a parceria estabelcia Estabelecer uma interface entre conhecimentos em saúde e escolas é proporcionar um meio para aplicação do conteúdo teórico no mundo além das portas da universidade; é a propagação do conhecimento para o lugar em que ele começa a ser construído. Nesse sentido, firmou-se a parceria entre o Projeto de Extensão Oficina de Primeiros Socorros e a Liga de Emergência e Trauma para que fosse possível construir um curso que abordasse as urgências no ambiente escolar e difundir tais informações. Além disso, mais do que expor conceitos e técnicas de manejo, é necessário dialogar diretamente com o participante a fim de torná-lo, não só um espectador, mas um protagonista quando os primeiros socorros forem necessários haja vista a responsabilidade inerente a cada professor. E para isso, é necessário oportunizar a construção de conhecimento baseado em evidências a partir de metodologias online, de fácil acesso e multidirecionais; afinal, a troca de conhecimentos é o enredo que irá guiar o desenrolar da formação do indivíduo como personagem ativo do cuidado.

METODO DE EXECUÇÃO

O curso proposto será realizado integralmente no formato remoto, em concordância com os objetivos do projeto de extensão Oficina de Primeiros Socorros, os quais visam atingir o maior número possível de escolas, alunos, professores e demais profissionais da área. Assim, a modalidade online perpassa as barreiras físicas e também garante uma maior flexibilidade de horários, tornando possível uma maior participação dos inscritos. Para esta atividade utilizaremos o Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle para disponibilização de aulas expositivas de forma assíncrona. A sala virtual será organizada e testada com antecedência de 5 dias pela Comissão Organizadora e as atividades terão acesso liberado, conforme cronograma exposto no próximo tópico. Com essa modalidade de ensino, temos a esperança de alcançar o maior número de participantes possível e disseminar esse conhecimento necessário. Os participantes inscritos terão seu cadastro exportado para o Moodle pela Equipe do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) da UFCSPA, onde cada inscrito receberá um login onde o usuário será o e-mail e a senha correspondente será o CPF do Participante. Além disso, será disponibilizado um vídeo com o passo a passo para guiar a inscrição e acesso aos materiais do curso, facilitando a adesão dos participantes que não tenham domínio das plataformas utilizadas. Caso haja algum participante da comunidade interna da UFCSPA, ele poderá utilizar o usuário institucional normalmente. Conforme estabelecido no cronograma do curso, entre os dias 03 de outubro e 23 de outubro, serão disponibilizados 16 módulos de aprendizagem, contendo atividades assíncronas visando uma maior adequação à realidade dos participantes. Do total de atividades, 14 módulos irão abordar as injúrias mais frequentes - e com ênfase no ambiente escolar - e que apresentem a possibilidade de atuação inicial de uma pessoa sem treinamento profissional da área da saúde. Cada um desses módulos de aprendizagem será composto por uma videoaula expositiva gravada na plataforma Loom® e armazenada no disco virtual Google Drive®; após revisão, a vídeoaula será incorporada no Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle sobre o tema proposto com duração aproximada de 15 min, um fórum para diálogo e troca de saberes entre os participantes e o ministrante e um pequeno questionário para consolidação do aprendizado. Todas as atividades do curso acontecerão dentro do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle e não serão disponibilizadas em página ou canal externo a essa plataforma. Os dois módulos restantes apresentarão uma estrutura diferente, sendo compostos pelo Pré-Teste (atividade diagnóstica antes de iniciar o conteúdo) e Pós-Teste (atividade avaliativa ao concluir a visualização do conteúdo), que serão realizados no início e final do curso, respectivamente. Esses módulos se caracterizam por questionários mais longos envolvendo aspectos principais de todos os temas abordados. O objetivo do questionário antes e após a realização do curso é a mensuração do impacto das atividades no conhecimento do participante, através da comparação do nível de aprendizagem. A realização desses dois módulos é de caráter obrigatório para a certificação do participante. A presença nos demais módulos será computada pela realização dos questionários disponibilizados em cada módulo, em sequência a vídeoaula, para consolidação do aprendizado dentro do prazo estipulado para cada módulo. Ao término do curso, os participantes que obtiverem um mínimo de 75% de presença nas atividades desenvolvidas e tiverem realizado o Pré e Pós-Teste receberão certificação. Haverá ainda 2 formulários extras no ambiente Moodle para realização dos participantes de forma não obrigatória: “Questionário de Características Demográficas e de Acesso à Internet” e “Questionário de Satisfação”. Tais questionários têm como objetivo fornecer informações à Comissão Organizadora a entender o perfil do público alvo da atividade e eventuais dificuldades

METODOLOGIA DA INSCRIÇÃO

O curso ofertado terá inscrições gratuitas realizadas exclusivamente no Sistema Único de Registros (SiUR) da UFCSPA. Após as inscrições, os participantes serão notificados via e-mail cadastrado informações pertinentes para o acesso ao curso no Ambiente de Aprendizagem Virtual do Moodle

PÚBLICO-ALVO

Público Interno, Público Externo, Docente, Discente, Técnico Administrativo da Instituição.

Programação da Atividade

Data Hora Início Hora Fim Atividade Sala Ministrante
10/10/2022 19:00 20:00 Pré-teste Moodle
Sem ministrante
10/10/2022 20:00 21:00 Introdução a Primeiros Socorros Moodle
Mariana Tamborindeguy
12/10/2022 19:00 20:00 Corpos Estranhos Moodle
Victor Adriel Silva Rodrigues
12/10/2022 20:00 21:00 Ferimentos e Hemorragias + Acidentes com Animais Moodle
Rafaela Dall Ara Negri
14/10/2022 19:00 20:00 Trauma Musculoesquelético Moodle
Rafaela Dall Ara Negri
14/10/2022 20:00 21:00 Trauma Elétrico Moodle
Joao Pedro Scherer Da Silveira
17/10/2022 19:00 20:00 Queimaduras Térmicas Moodle
Felipe Borges Farias
17/10/2022 20:00 21:00 Distúrbios Causados por Temperatura Moodle
Giuliana Pietra Alexandre De Alcantara
19/10/2022 19:00 20:00 Intoxicações + Reações Alérgicas Moodle
Guilherme De Moura Ferreira Silva Medeiros
19/10/2022 20:00 21:00 Acidentes de Trânsito Moodle
Amanda Modena Fraga
21/10/2022 19:00 20:00 Síncope, Convulsões e Distúrbios do Metabolismo Moodle
Sofia Boulet
21/10/2022 20:00 21:00 Afogamentos Moodle
Lorenzo Santana Maciel
24/10/2022 19:00 20:00 Parada Cardiorrespiratória Moodle
Gisele Lopes Castro
24/10/2022 20:00 21:00 Infarto Agudo do Miocárdio + Acidente Vascular Cerebral Moodle
Erika Lima Da Costa
26/10/2022 19:00 20:00 Primeiros Cuidados Psicológicos Moodle
Giovanna Da Rosa Soares
26/10/2022 20:00 21:00 Pós-teste Moodle
Sem ministrante

Login


Se você é da comunidade interna da UFCSPA, por favor, digite o seu E-mail e Senha Institucional e clique em ENTRAR.

E-mail:
Senha:

Enviar Mensagem


0 / 500
Esta mensagem será enviada para a comissão organizadora do evento.