06/06/2022 até 22/06/2022
13/05/2022 até 09/06/2022
16:00 Horas
Liga de Emergência e Trauma
Antônio Rogério Proença Tavares Crespo
Distância
O Curso de Primeiros Socorros tem o intuito de promover o debate e o aprofundamento do estudo sobre situações de socorro básico mais prevalentes na sociedade através de um curso na modalidade a distância.
Atividades diárias e comuns podem se transformar subitamente em situações de emergência quando alguma intempérie se estabelece, o que acaba por colocar em risco a vida de alguém - ou em alguns casos, a sua própria vida. Como exemplo, tem-se desde casos de vítimas de acidentes de trânsito - as quais estavam anteriormente a caminho do trabalho - até uma criança que, ao se alimentar, se engasga de repente. Em todas essas ocorrências, saber como agir de maneira segura, eficiente e rápida é essencial para minimizar os danos e para promover, na medida do possível, um cuidado físico e psicológico à vítima. O grande espectro de situações potencialmente perigosas exige uma abordagem diversa, que seja capaz de abarcar a multiplicidade de variáveis envolvidas no atendimento de primeiros socorros. Contudo, antes de esmiuçar as particularidades, é preciso desenvolver uma sensação de segurança que guie condutas racionalizadas e embasadas em protocolos nacionais. A partir disso, entende-se a importância de apresentar conjunturas de emergência antes que elas de fato ocorram, eliminando o fator surpresa, uma vez que o indivíduo pode rememorar o procedimento base e estipular um pensamento mais seguro e com menos improvisos. Estabelecer uma interface entre conhecimentos em saúde e comunidade - tanto interna quanto externa - é proporcionar um meio para aplicação do conteúdo teórico no mundo além das portas da universidade. Nesse sentido, mais do que expor conceitos e técnicas de manejo, é necessário dialogar diretamente com o participante a fim de torná-lo, não só um espectador, mas um protagonista quando os primeiros socorros forem necessários. E para isso, é necessário oportunizar a construção de conhecimento baseado em evidências a partir de metodologias online, de fácil acesso e multidirecionais; afinal, a troca de conhecimentos é o enredo que irá guiar o desenrolar da formação do indivíduo como personagem ativo do cuidado.
O curso proposto será realizado integralmente no formato remoto, em concordância com as instruções normativas dadas pela Proext, que devido a excepcionalidade causada pela pandemia de SARS-CoV-2 instituiu o uso da modalidade do Ensino à Distância (EaD) emergencial. Para esta atividade utilizaremos o Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle para disponibilização de aulas expositivas de forma assíncrona. A sala virtual será organizada e testada com antecedência de 5 dias pela Comissão Organizadora e as atividades terão acesso liberado, conforme cronograma exposto no próximo tópico. Com essa modalidade de ensino, temos a esperança de alcançar o maior número de participantes possível e disseminar esse conhecimento necessário. Os participantes inscritos terão seu cadastro exportado para o Moodle pela Equipe do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) da UFCSPA, onde cada inscrito receberá um login onde o usuário será o e-mail e a senha correspondente será o CPF do Participante. Os participantes da comunidade interna da UFCSPA poderão utilizar o usuário institucional normalmente. Conforme estabelecido no cronograma do curso, entre os dias 06 de junho e 22 de junho, serão disponibilizados 16 módulos de aprendizagem, contendo atividades assíncronas visando uma maior adequação à realidade dos participantes. Do total de atividades, 14 módulos irão abordar as injúrias mais frequentes em nosso meio e que apresentem a possibilidade de atuação inicial de uma pessoa sem treinamento profissional da área da saúde. Cada um desses módulos de aprendizagem será composto por uma videoaula expositiva gravada na plataforma Loom® e armazenada no disco virtual Google Drive®; após revisão, a vídeoaula será incorporada no Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle sobre o tema proposto com duração aproximada de 15 min, um fórum para diálogo e troca de saberes entre os participantes e o ministrante e um pequeno questionário para consolidação do aprendizado. Todas as atividades do curso acontecerão dentro do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle e não serão disponibilizadas em página ou canal externo a essa plataforma. Os dois módulos restantes apresentarão uma estrutura diferente, sendo compostos pelo Pré-Teste (atividade diagnóstica antes de iniciar o conteúdo) e Pós-Teste (atividade avaliativa ao concluir a visualização do conteúdo), que serão realizados no início e final do curso, respectivamente. Esses módulos se caracterizam por questionários mais longos envolvendo aspectos principais de todos os temas abordados. O objetivo do questionário antes e após a realização do curso é a mensuração do impacto das atividades no conhecimento do participante, através da comparação do nível de aprendizagem. A realização desses dois módulos é de caráter obrigatório para a certificação do participante. A presença nos demais módulos será computada pela realização dos questionários disponibilizados em cada módulo, em sequência a vídeoaula, para consolidação do aprendizado dentro do prazo estipulado para cada módulo. Ao término do curso, os participantes que obtiverem um mínimo de 75% de presença nas atividades desenvolvidas e tiverem realizado o Pré e Pós-Teste receberão certificação. Haverá ainda 2 formulários extras no ambiente Moodle para realização dos participantes de forma não obrigatória: “Questionário de Características Demográficas e de Acesso à Internet” e “Questionário de Satisfação”. Tais questionários têm como objetivo fornecer informações à Comissão Organizadora a entender o perfil do público alvo da atividade, identificar possíveis dificuldades e melhorar a metodologia para futuras edições.
O curso ofertado terá inscrições gratuitas realizadas exclusivamente no Sistema de Extensão (SiEx) da UFCSPA. Após as inscrições, os participantes serão notificados via e-mail cadastrado informações pertinentes para o acesso ao curso no Ambiente de Aprendizagem Virtual do Moodle.
Público Interno, Público Externo, Docente, Discente, Técnico Administrativo da Instituição.
Data | Hora Início | Hora Fim | Atividade | Sala | Ministrante |
---|---|---|---|---|---|
06/06/2022 | 19:00 | 20:00 | Pré-Teste | Moodle |
Sem ministrante
|
06/06/2022 | 20:00 | 21:00 | Introdução a Primeiros Socorros | Moodle |
Mariana Tamborindeguy
|
08/06/2022 | 19:00 | 20:00 | Corpos Estranhos | Moodle |
Valentina Steffens Bracht
|
08/06/2022 | 20:00 | 21:00 | Ferimentos e Hemorragias + Acidentes com Animais | Moodle |
Giovanna Severino Rodrigues
|
10/06/2022 | 19:00 | 20:00 | Trauma Musculoesquelético | Moodle |
Giovanna Severino Rodrigues
|
10/06/2022 | 20:00 | 21:00 | Trauma Elétrico | Moodle |
Andrielle Miozzo Soares
|
13/06/2022 | 19:00 | 20:00 | Queimaduras Térmicas | Moodle |
Marcelle Klein Draghetti
|
13/06/2022 | 20:00 | 21:00 | Distúrbios Causados por Temperatura | Moodle |
Marcelle Klein Draghetti
|
15/06/2022 | 19:00 | 20:00 | Intoxicações + Reação Alérgicas | Moodle |
Carolina De Moura Marolli
|
15/06/2022 | 20:00 | 21:00 | Acidentes de Trânsito | Moodle |
Caroline Barbosa Da Silva
|
17/06/2022 | 19:00 | 20:00 | Tonturas, Vertigens e Desmaios + Convulsões + Distúrbios do Metabolismo | Moodle |
Lais Teixeira Borchartt
|
17/06/2022 | 20:00 | 21:00 | Afogamentos | Moodle |
Giovana Loreto Nunes
|
20/06/2022 | 19:00 | 20:00 | Parada Cardiorrespiratória | Moodle |
Alexandre Do Rosario Joras
|
20/06/2022 | 20:00 | 21:00 | Infarto Agudo do Miocárdio + Acidente Vascular Cerebral | Moodle |
Julyhe Nunes Paulin
|
22/06/2022 | 19:00 | 20:00 | Primeiros Cuidados Psicológicos | Moodle |
Ana Clara Esteves Perotti
|
22/06/2022 | 20:00 | 21:00 | Pós-teste | Moodle |
Sem ministrante
|